,
Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 30 de agosto de 2005

Agora sim!

Embora já tenha postado hoje, voltei aqui só pra dizer que o que eu tanto pedi aconteceu:
O bebê mexeu!!!!!
Mexeu de verdade!!!!!
Na minha mão...
Que sentimento mais maravilhoso...
Até então eu sentia uma espécie de turbulência interna, semelhante aos gases, mas que eu conseguia diferenciar já que parecia uma pássaro batendo asas...
Dessa vez não... Ele deu um chute, literalmente, a minha mão... Ou teria sido um soco? rs
Aí eu falei: (na verdade, acho que gritei!)
"Mexe bebê, mexe de novo pra mamãe..."
Mas acho que ele ficou tímido :(
Ou então se assustou com o meu susto, com a minha felicidade.
Exatamente às 14:40 eu senti, de verdade, que meu bebê está aqui, dentro de mim...
Mais um sinal de quão perfeita é a natureza humana!
*****

A décima oitava semana

DIA: 30/08/2005
Idade do feto: Semana 18
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 16cm. O peso do feto é agora de 260g aproximadamente.
Desenvolvimento do embrião: Quando o bebê nasce, ele está coberto por uma substância esbranquiçada que é chamada de vernix. O vernix é secretado pelas glândulas da pele por volta da vigésima semana de gestação e tem a função de proteger a pele do líquido aminiótico. Os cinco sentidos do bebê estão totalmente desenvolvidos. O seu sistema nervoso está criando conexões mais avançadas e complexas de células para funções específicas. O sexo do bebê pode ser visto em um ultrasom realizado nesta semana mas ainda é possível que ocorra erros ou incertezas. O mesmo ultrasom também pode ajudar a reafirmar a data do parto baseando no tamanho, peso e desenvolvimento do bebê até agora.
Mudanças em seu corpo: Parabéns, você está na metade de sua gravidez!O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após essa semana, você deverá estar crescendo em torno de 1cm por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crecimento do bebê. Cada médico tem a sua maneira de medir mas o objetivo é o mesmo. Ao saber de suas medidas, não tente ficar comparando com outras mulheres grávidas pois como dito, cada médico mede de forma diferente (uns usam o umbigo como ponto de referência e outros o osso púbico) e cada mulher bem como o seu bebê vai crescer em proporções diferentes.
*****
Amanhã teremos consulta médica (Eu e o bebê). Vamos ver como vai nossa saúde...
*****
Estamos crescendo!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2005

As últimas

Pela primeira vez, depois de quase cinco anos, tirei minha aliança. Calma, não me separei... apenas comecei a me sentir inchada... Acho que em decorrência do calor feito nesse final de semana. Meus pés estão gordinhos... rs
*****
Hoje pela manhã, atendi uma nova associada aqui no trabalho, e ela me olhou e falou: ”Você está esperando uma menininha, né?” e eu, num misto de alegria e medo:”Não senhora, ainda não sei... vou tentar saber no final desta semana...” aí ela falou rindo:”Olha, eu não sou bruxa, nem vidente... mas seu bebê é uma menina! Ela se comunicou comigo...” EU POSSO COM ISSO???? Após esse diálogo, veio ela outra vez:”É para novembro, né?” Aí eu não agüentei e falei: “Não senhora, é para janeiro! Mas o que a senhora está vendo afinal? Não me diga que ela vai nascer de 7 meses...” Aí ela viu que eu fiquei assustada e falou: “Calma minha filha que ela vai nascer no tempo certo...” Gente, fiquei toda arrepiada, juro!
*****
Após esse fato, descobri em um dos blogs que acesso diariamente, um gráfico chinês, onde, baseados na idade lunar da gestante mais o mês em que a concepção ocorreu, descobre-se o sexo do bebê. O meu cálculo deu... ROSA!
E a semana está apenas começando! Acho que serão os quatro dias mais longos de minha vida!
*****
Lembram do Thor? Olhem a nova foto dele... Que fofo!

Já que estamos falando de crianças fofas, e como não postei aqui nenhuma foto do Bernardo (meu sobrinho), aproveitei para "roubar" da Berna, no orkut, essa foto que eu acho linda!!!

Um anjinho!!!! Detalhe para o semblante... rs

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Tem gente nova no pedaço

Gente, acabei de saber!
O Thor nasceu ontem às 17:54, pesando 3,685 g e com 50,0 cm de altura.
Ainda não liguei para a Amanda, por achar que ainda é um momento de recuperação, mas passei o dia inteiro acessando o site da Perinatal aguardando notícias dele. Aí está a foto:
Apesar de eu sempre ficar na dúvida com relação aos recém-nascidos, com quem parece ou não, essa dúvida não existe com relação ao Thor: Ele é a cara da Amanda!!!!
Parabéns amiga!!!!! Ele é muuuuito lindo!!!!
Espero que tenha corrido tudo bem... Beijos
*****
Hoje recebi por e-mail a foto do João Vitor, que já tem 40 dias.
Para quem não conhece, ele é sobrinho/afilhado/quase filho da Rosi, uma grande amiga.
Nossa, como ele é fofo!

*****

Acho que meu bebê gosta das postagens... é eu entrar aqui e ele se manifestar... sempre do lado direito! Será que é o lado onde estão as perninhas?

terça-feira, 23 de agosto de 2005

A décima sétima semana

Dia: 23/08/2005
Idade do feto: Semana 17
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 13 e 15cm. O peso do feto é agora de 200g aproximadamente. É impressionante saber que o peso do bebê vai aumentar até 15 vezes de agora até o nascimento.
Desenvolvimento do embrião: Um ultrasom entre as semanas 18 e 22 é realizado para se fazer a checagem do
Segundo Trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. O bebê está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultrasom "demorado" você pode ter a oportunidade de ver o seu bebê chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Se possível, leve o pai para compartilhar desse momento tão bonito. Saiba também que a maioria dos consultórios oferecem a oportunidade de gravar o ultrasom em fita de vídeo, assim, o resto da família também pode ver quem é que está para juntar-se a eles. Se você está tendo uma menina, a vagina, útero e trompas estão formados e em posição final. Se é um menino, as genitálias devem estar bem claras para um reconhecimento. Em alguns casos, entretanto, é difícil ou impossível de visualizar o sexo do bebê devido à posição em que ele se encontra.
Mudanças em seu corpo: O seu útero pode ser sentido agora à 1,3cm abaixo do seu umbigo. Seja lá qual foi o seu ganho de peso até agora, o que poderia estar entre 3,6 e 6,3kg - 200g desses é o seu bebê, 170g a placenta, 320g o líquido aminiótico, o útero pesa em torno de 320g e os seus seios podem ter aumentado 180g cada um.
Informações retiradas do site e-family.
*****
Ontem a tarde recebi a notícia de que o Thor está a caminho. A mamãe Amanda irá hoje às 16 horas para a Perinatal receber seu "presente", como ela o descreve.
Para quem não a conhece, Amanda é uma grande amiga (estudamos juntas no Cultura Inglesa) e companheira de gravidez. Desde que nos conhecemos compartilhamos do sonho de ser mãe. E lutamos juntas! Ela conseguiu engravidar primeiro e por isso teve muito (e ainda tem) a me ensinar.
Amandika, fica aqui todo o meu carinho por você seguido do meu imeeenso Boa Sorte!
E Thor, Seja muuuuito bem vindo!!!! A sua mamãe te ama muito, viu?!
Esse é o quartinho do Thor...
(A foto dele publico assim que tiver!)
E essa é a Amanda...
(Olha o Thor aí dentro!)

domingo, 21 de agosto de 2005

As últimas emoções

Da última vez que passei por aqui, falei de minha ansiedade em sentir os primeiros movimentos do bebê. Ainda não posso afirmar que ele tenha sido tão obediente, mas o fato é que na sexta-feira eu estava na minha mãe deitada e eis que de repente algo se moveu dentro de mim... Não posso afirmar que tenha sido ele, pode até ter sido gases, mas que gases são esses que mais parece um pássaro batendo asas? Foi dessa forma que senti... como um pássaro querendo voar... Foi realmente como disseram que seria, como uma ondinha. Mas não correu de um lado pro outro, ondulou de forma fixa no canto da barriga, do lado direito para ser mais exata. Foi... sei lá como explicar... se não fosse pela dúvida, teria sido muito melhor! Caio em redundância, mas não posso deixar de repetir: a natureza é realmente divina! Permitir a um simples ser carregar no ventre uma pessoinha que é a continuação de sua própria vida... e ele será minha companhia por mais cinco meses, e me dará respostas quando eu assim solicitar... porque ele já me escuta e já conhece minha voz, porque EU sou a MÃE dele. ELE é muito importante para mim, mas EU também sou essencial a ele! Não é fantástico? E isso que eu acabei de escrever deixou ele emocionado de alguma forma, pois acabou de ondular na minha barriga mais uma vez... (Quem tem coragem de dizer que os gases se manifestam em momentos de alegria? rs)
*****
Hoje, deitada na cama da Beth, de lado, e com um enorme espelho na minha lateral, tomei um imenso susto diante da barriga (e todo o resto) e-n-o-r-m-e! Céus, como ele tem crescido nos últimos dias! Motivo pelo qual já estou sentindo a barriga pesada, e mal consigo sair do carro sem ajuda... rs
*****
Como já disse algumas vezes aqui mesmo no blog, tenho lido bastante a respeito de gestação e tudo o que acontece conosco, barrigudas da vez....
Semana passada ganhei mais um livro da Jacque, chama-se Totalmente Grávida (Luli), e uma das passagens que mais me chamou a atenção foi a respeito de nossa sensibilidade. Ele cita nossa capacidade de rir e chorar pelos motivos mais banais, até pelas intruções de caixas de sabão em pó... (rs) E é assim que me sinto ultimamente... De sexta-feira pra cá tenho tido pena do Dri, já que tem tirado paciência de sei lá onde pra me aturar... Mas é claro que antes de sentir pena, eu falo alto, digo que a culpa de tudo é dele, faço charme, digo que preciso de atenção, proteção, etc. O máximo que ele faz é dizer: "Bem que me avisaram que ia ser assim..."(Culpa de Jacque, Sheila e Rô que desde o início deixaram bem claro para que ele se preparasse... rs)
Mas é realmente incrível essa mudança de humor. Eu estou bem, e parece que busco motivos para entrar em uma espécie de transe... ninguém me entende, o mundo está nas minhas costas, ninguém me ajuda, coisas desse tipo... Aí chego a conclusão que estou me tornando uma chata... choro escondida e pronto! Fico bem outra vez! Não é incrível? Seria cômico se não fosse trágico (ou melhor, seria trágico se não fosse cômico - prefiro assim...)!

terça-feira, 16 de agosto de 2005

A décima sexta semana

Dia: 16/08/2005
Idade do feto: Semana 16
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 e 14cm. O peso do feto é agora de 150g aproximadamente.
Desenvolvimento do embrião: O feto continua a crescer e desenvolver-se mas, agora o seu rápido crescimento vai diminuir um pouco de rítmo. Os seus sentidos, como tato e audição estão agora se tornando mais reais e ele pode ouvir os sons que vem de fora. E, daqui para frente, ele vai ouvir tudo o que a mamãe está falando.
Mudanças em seu corpo: O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, uns 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganhado até agora por volta de 4,5 à 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está ganhando muito peso, converse com o seu médico e peça uma sugestão para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar com um nutricionista.Ganhar mais peso do que o recomendável torna o período da gravidez e pós-gravidez mais difícil para você e não beneficia o bebê. Da mesma forma, não tente fazer nenhum tipo de dieta ou regime sem consultar primeiro com um nutricionista pois você poderá estar privando-se de substâncias essenciais para o seu corpo durante a gravidez.
Informações retiradas do site: e-family.
********
No sábado eu e Dri chegamos à conclusão de que não estamos tirando fotos da minha gestação. Sabe aquelas fotos sequenciais? Um mês, dois meses, três meses, ... ? Não estamos tirando... Como nunca é tarde para um recomeço (mesmo que do zero), resolvemos iniciar a partir da 16ª semana. Vejam abaixo como meu bebê está crescendo a cada dia!
Como neste mês não terei o prazer de ansiar pelo dia da Ultra-sonografia, anseio, desde a última semana, em sentir os movimentos de meu pimpolho. Então fico o tempo todo com minhas mãos na barriga pedindo que ele faça qualquer gesto que possa ser perceptível a mim... por enquanto não obtive sucesso, mas continuo pedindo! Sei que não falta muito tempo para que isso aconteça, e quando acontecer, espero estar em um momento relax, pra poder curtir a deliciosa sensação.

domingo, 14 de agosto de 2005

Dia dos Pais

No "Dia das Mães" eu já estava grávida e não sabia...
Bem se deu o Dri, que já vai comemorar o "Dia dos Pais"... com direito a presente!
Ah, o bebê providenciou uma homenagem para ele, vejam abaixo!
Se nos últimos anos já não tinha o porquê de comemorar (meu pai já não está conosco), isso já não vai acontecer a partir de agora... Não que o buraco esteja tampado, com certeza não está, mas compartilharei da alegria do Adriano, já que a alegria dele, é a minha também!
Deixo aqui meu abraço aos papais de primeira viagem, bem como de segunda, de terceira...

Tô chegando, Pai!

terça-feira, 9 de agosto de 2005

A décima quinta semana

Dia: 09/08/2005
Idade do feto: Semana 15
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 11 e 12cm. O peso do feto dobrou nas duas últimas semanas e ele está agora com 100g aproximadamente.
Desenvolvimento do embrião: Nesta semana o seu bebê começa a ganhar algumas camadas de gordura (tecido adiposo), importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo. Com 17 semanas de desenvolvimento, a quantidade de água no corpo é de 89g e gordura 0,5g. Ao nascer, o tecido adiposo estará pesando por volta de 2,4kg do peso total de um bebê de 3,5kg. Dentro ou fora do útero, bebês gostam de brincar e, o seu já deve ter encontrado o seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele gosta de puxá-lo e segurá-lo. Às vezes ele segura tão forte que impede a passagem de oxigênio mas, não se preocupe, ele não segura por tanto tempo, portanto, nenhum problema ocorre com essas brincadeiras.
Mudanças em seu corpo: O seu útero deve estar agora 5cm abaixo do seu umbigo, está ficando cada vez mais arredondado. Quando o seu companheiro te abraçar, ele poderá notar a diferença em seu abdômen.Sentir os movimentos do bebê é um sinal visível para a mãe de que tudo está indo bem, especialmente se você já teve uma gravidez mal sucedida. Mas, se você ainda não sentiu o bebê chutar ou não tem certeza, não se preocupe pois tudo está normal. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria das mulheres conseguem sentir, e ter certeza de que foi o bebê que se mexeu.
Informações retiradas do site e-family.

segunda-feira, 8 de agosto de 2005

Feira da Pechincha da Gestante, Bebê e Criança

A tradicional Feira da Pechincha da Gestante, Bebê e Criança da Marina da Glória estava acontecendo desde o dia 02 de agosto. Só consegui ir ontem, último dia.
Fomos eu, Dri, minha mãe, minha sogra e Berna (com Bernardo).
Já tinha visitado a do Rio Centro com a Berna, mas como coadjuvante, já que a gravidez era dela. Ontem fui totalmente GRÁVIDA. Foi muito diferente... e divertido! Aquela grande quantidade de mulheres grávidas e um total congestionamento de carrinhos de bebê...
Não comprei nada, sem saber o sexo fica muito difícil... Tudo o que bati o olho e me apaixonei ou era azul, ou era totalmente rosa! Achei melhor deixar para a próxima feira - em novembro no Rio Centro. Aí sim, farei a festa! Mas foi muito importante pra já ter noção de preços, estilos, etc.
Também foi muito bom para que minha sogra estivesse a par das novas tendências, copiasse algumas idéias, já que boa parte do enxoval será feito por ela.
A parte que mais me chamou atenção foi a de decoração de quartos, cada uma mais linda que outra. Confesso que fiquei assustada com os valores, mas quem tem D. Olympia como sogra não precisa ficar preocupada com isso (já que ela é ótima para copiar tudo! rs) . Com certeza gastaremos menos da metade do que é cobrado nas lojas. O Dri ficou mais interessado nos carrinhos. E sei que é a única coisa que vai fazer questão de escolher (o que me dá até medo, já que ele só bateu o olho nos mais caros! rs). De resto, tirando o cansaço físico, foi tudo ótimo.
Eu e meu bebê (e-n-o-r-m-e!)
Com o Dri (foto de família)
E com as vovós corujas

sexta-feira, 5 de agosto de 2005

De umbigo a umbiguinho


Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe
Já pulsava sem querer
O meu pequenino coração
Que é sempre o primeiro a ser formado
Nesta linda confusão.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe
Já comia prá valer
X salada , bala ou bacalhau
Vinha tudo pronto e mastigado
No cordão umbilical.

Tanto carinho
Quanta atenção
Colo quentinho
Ai que tempo bom!!!
De um umbigo a umbiguinho
Num elo sem fim
Do cordãozinho da mamãe prá mim.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe
Começava a conviver
Com as mais estranhas sensações
Vontade de comer de madrugada
Marmelada ou camarões.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe
Me virava prá escolher
A mais confortável posição
São nove meses sem se fazer nada
Entre água e escuridão....

* Encontrei essa linda poesia em um dos blogs que costumo visitar diariamente... ;)

quinta-feira, 4 de agosto de 2005

Sonhos de uma grávida

Inacreditável como tenho sonhado...
Gostaria de saber se isso é normal entre grávidas, pois se não me engano, tenho sonhado todas as noites. E não são sonhos vagos, são sonhos criativos, com início, meio e fim. Com temas dos mais diversos possíveis. Os que gostam de palpites para jogos de bicho começam a ficar loucos, pois cada dia é um sonho mais mirabolante que outro...
O da noite passada foi totalmente diferente.... Foi lindo! Sonhei com meu bebê! Ou melhor, com a MINHA bebê... era uma menininha... linda!
E não tinha nada de louco, era muito real, como foi o primeiro sonho que tive semanas atrás. Eu via o rostinho da TAMBÉM MINHA bebê. E estou começando a me questionar por que só sonho com o sexo feminino. Por Deus, eu não tenho preferências. Não digam que é meu íntimo que pede por menina, que não é... pode ser o fato de todos dizerem que é a Mariana, sei lá! O fato é que mesmo sem querer estou assumindo que é ELA quem espero... mesmo que não chame minha barriga pelo nome...
Bem, mas vamos aos sonhos: da primeira vez sonhei com o momento do parto. Após ficar tanto tempo deitada sem sentir nada eu resolvia tirar o lençol da minha frente e via a Dra. Laura já com uma imensa agulha nas mãos para me dar pontos. Nesse momento minha mãe aparecia com a bebê, colocava sobre meus seios e repetia: "Eu disse que era menina, eu disse..." Em seguida o Adriano aparecia, e dizia: "Não, minha sogra, primeiro ela tem que passar pelo pediatra..." E então levava a bebê de mim... O incrível é me lembrar da carinha dela... dos detalhes... mesmo depois de semanas...
Uma das coisas que mais anseio na gestação é o momento de amamentar. No sonho de ontem, pude experimentar essa deliciosa sensação. Estava no meu quarto com minha mãe de um lado e minha sogra do outro, com MINHA bebê nos braços (ou seria "com minha bezerrinha"?). Estava eu ali, totalmente enrolada, sem saber como proceder... lembro da minha mãe dizer "Calma, é instinto, ela vai achar o bico do seu peito..." e achava. E começava sugando o seio direito, e depois de encher a boca com um leite tão branquinho, e tão espesso, e tão doce (sim, eu experimentava o leite) eu a mudava de lado e o processo se repetia... Nossa! Que sensação! Foi só um sonho, mas que se tornará real daqui a alguns meses, o que me deixa bastante aliviada...
Sabe aquele sonho que te dá vontade de dormir novamente pra voltar a tê-lo? Eu até que tentei, mas não consegui dormir de novo... Fiquei pensando em como Deus é perfeito. Imaginar que existe uma pessoinha dentro de mim, totalmente dependente dos meus atos, e que daqui a pouco estará entre nós, e que não vou estar acordada de madrugada apenas pensando, vou estar acordada amamentando... ou apenas vigiando se o sono dele vai estar tranquilo, porque na tranquilidade do soninho dele, vai estar a tranquilidade do meu sono. E como alguém já me disse certa vez (não lembro agora quem), minhas noites NUNCA MAIS serão as mesmas... E graças a Deus por isso!

terça-feira, 2 de agosto de 2005

A décima quarta semana

Dia: 02/08/2005
Idade do feto: Semana 14
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 116mm. E ele vai estar pesando 80g aproximadamente.
Desenvolvimento do embrião: As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços. À cada semana que passa fica melhor para distinguir o sexo do bebê e é bom sempre lembrar o seu médico de verificar novamente se você vai querer saber o sexo do bebê com antecedência.Dependendo de sua sensibilidade, será possível começar a sentir os movimentos do bebê à partir dessa semana mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.
Mudanças em seu corpo: Conforme o seu bebê está crescendo e desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebê também está aumentando. Há no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.Entre 16 e 18 semanas de gestação o seu médico pode pedir um teste de Alfa-fetoproteína. Esse serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida. Agora que sua barriga está começando a crescer, é um bom momento para começar a reeducar sua posição para dormir. Nos próximos meses e especialmente no último trimestre da gravidez ficará cada vez mais difícil de encontrar uma posição confortável para dormir, por isso, comece desde já a deitar-se de lado. Dormir de costas não é uma boa idéia pois o peso do seu útero em crescimento põe muita pressão em veias importantes como a aorta que corre atrás do seu abdomen. Isso pode diminuir a circulação para o seu bebê e partes de seu corpo. Algumas mulheres sentem como se não pudessem respirar direito ao deitarem nessa posição.Dormir de brusso põe muita pressão sobre o útero em crescimento. Não é recomendável à partir de agora. Tente acostumar-se a dormir de lado daqui para a frente.
Informações retiradas do site e-family.