,

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ciranda Discovery Kids

Antes tarde do que nunca né? :)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Senta que o papo é loooongo!

Então vamos por parte né? Seguindo a ordem cronólogica de acontecimentos...
.
Na quarta, Dia do mestre, Tia Andrezza apareceu no MSN e me chamou para o bate papo. Já não gosto de conversar, né? E para falar de meu filhote então... Já viu!!! rs
Ela voltou a dizer que Arthur é um gênio. Que nunca viu uma criança que mal começou a falar já saber contar de 1 a 10 e conhecer todas as vogais. Então eu voltei a falar do construtivismo, que tudo o que ele aprendeu na escola estava guardadinho na cabeça dele, e blá blá blá, e etc. E fiquei surpresa com o que ouvi: "Mas Sandra, como ele poderia ter guardado, se na escola ainda não apresentamos nada disso para ele? Trabalhamos o tempo inteiro com estímulo, mas ainda não chegamos aos números e muito menos nas vogais! A não ser que vc tenha dado esse estímulo em casa..." Que estímulo? Só me resta acreditar que é tudo fruto da Discovery Kids e dos DVDs que ele assiste mil vezes. Só pode ser... Porque por mais que falem mal da Xuxa isso eu não posso negar: a danada soube muito bem se aproveitar do carisma que tem para trabalhar a didática nos seus baixinhos. Pelo menos com o meu baixinho tem funcionado!
.
Aí no dia seguinte, quinta-feira (16/10), as mães que estavam presentes à reunião de terça se organizaram e prepararam uma festinha surpresa para as professoras. E eu fui. Já cheguei no meio da festa e o que presenciei foi uma farra danada dos pais, as tias e as crianças. E é claro que entrei na bagunça! rs

Antes, ajudei Arthur a entregar a lembrança que preparei para cada uma das sete professoras (quatro na parte da manhã e três na parte da tarde). E vou dizer, valeu muito a pena o trabalho que deu para montar... a carinha de cada uma delas me agradecendo, nossa! Sem preço! Até porque ficou lindo mesmo (modéstia a parte!), a ponto de eu pensar seriamente se entregava ou ficava pra mim... rs

Seguindo uma dica que a talentosa Dúnia deu há tempos atrás, criei um rótulo para lata de Nescau com foto do Arthur com cada professora e mensagem de agradecimentos. Mandei revelar em papel fosco e colei o rótulo na lata com fita dupla face. Dentro da lata coloquei bombons e coloquei no saco de celofane com um laço caprichado feito pela minha sogra. Ficou fofo! E por um preço abaixo do que gastaria se comprasse qualquer outra coisa. Muito bom ouvir elogios e assistir a "briga" entre as professoras, coordenadora e até a dona da escola, que veio fazer queixa do porquê não ter ganho também... rs
.
No sábado fomos no aniversário do priminho Robson, e foi lá que descobri o vício que Arthur está de pula pula. Ele não entra com os maiores porque não sabe pular. Ele gosta é de correr em volta do pula pula. E a carinha dele de satisfação? Muito engraçado! Só não é engraçado a birra que faz ao tirarmos de lá... Quem disse que ele quer dar a vez pros outros?
.
Os ídolos do momento são: Mister Maker e Xuxa. Não pisca os olhos enquanto qualquer um dos dois estejam na tela.
E também está viciado pelo CD do Cebolinha que veio junto a um livrinho para colorir que ele ganhou de uma amiga aqui do trabalho. Depois de ouvir por mais de mil vezes o CD que só tem 4 músicas, resolvi providenciar um porta cds com uma variedade maior de opções: então ele tem uns quatro CDs da Xuxa, e mais um de MP3 que eu criei com 256 músicas, que tem Cocoricó, Aline Barros, Eliana, Palavra Cantada, Balão Mágico e outros. Adriano disse que seu ouvido agradece! :)
E aconteceu exatamente o que prevíamos, ninguém escuta mais nada no carro que não esteja no repertório do Arthur...
.
No domingo acordamos dispostos a levá-lo à Ciranda do Discovery Kids. Chegamos lá exatamente às 13:00, e embora a fila fosse gigantesca, às 14h já tínhamos em mãos nossos ingressos, para entrar às 14:40.
A Ciranda é linda! Até eu fiquei empolgada! E o evento muito bem organizado. Para cada salinha que entrávamos, uma equipe nos recebia e alguma coisa acontecia. Andaram de carro com o Roary, dançaram com o Hi-5, brincaram e tiraram leite de vaca na fazendo do Little People, surfaram com os Backyardigans, tiraram fotos com o Cliford. Mais uma vez, a carinha de felicidade do Arthur e Bernardo (que foi conosco) não tem preço. Super recomendo!
.
Graças a Deus o antibiótico fez efeito super rápido e meu menininho voltou a ter o apetite de antes. Coincidência ou não, minha mãe o levou para ser rezado por uma vizinha e foi nesse dia que dormiu e acordou super melhor disposto, brincando e comendo como antes. E o melhor, voltou a dormir a noite toda, o que não estava acontecendo nos últimos dias. Inclusive eu já estava até ficando preocupada pois ele andou acordando várias vezes na mesma noite e só engrenava no sono se dormisse entre eu e Adriano. Ninguém merece né? A essa altura do campeonato ele querer dormir na cama dos pais. Passou, e ele voltou a dormir a noite toda, sem interrupção! E aí, vocês acreditam em coincidências?
.
Na segunda foi feriado pra mim, Dia dos Securitários. Arthur foi pra escola e eu fui pra loja com Adriano (já que também era Dia do Comércio e funcionário não pode trabalhar) para aproveitar e organizar as contas e fazer levantamento das mercadorias que estão em falta. Quando fomos buscá-lo a tristeza: Arthur tropeçou e machucou a boca, de novo! Segundo as tias foi uma queda boba, no colchonete, mas suficiente para deixar o lábio superior do meu pequeno deeeeeesse tamanho! Aff! Eu sei que elas não tiveram culpa, mas eu não consegui disfarçar minha cara de insatisfação... Tá! eu sei que acontece! Mas tem que ser com o meu bebê? Que já anda tão maltratado com dente, nariz e garganta? Enfim... Chegamos em casa e ligamos pra Dra. Mônica que orientou somente o uso de gelo no local. Ontem a tarde já não tinha nem sinal de inchaço. Graças a Deus!
.
Ontem de manhã foi a consulta com o otorrino. Olhou o raio X, examinou o pequeno e disse o que já sabemos: que ele está totalmente congestionado (jura?).
Disse que o primeiro passo é tratar a atual sinusite com antibiótico e xarope, e com a Sinusite tratada tentar administrar até o ano que vem somente com o Rinosoro. Disse que é certa a intervenção cirúrgica, mas quanto mais lá pra frente, melhor, e nisso eu tive que concordar.
Mandou parar com TDOS os medicamentos que vem tomando: o antibiótico (da garganta), o ferro, a vitamina C, o Plurair (spray do nariz) e as cápsulas do tratamento para prevenir as infecções que Dra. Mônica pediu que ele tomasse por 03 meses (tomar 10 dias e dar um intervalo de 20) e ele iniciou ontem a 2ª sessão.
Tá gente, eu concordo que para ter um resultado eficaz seja realmente necessário parar com todos os outros, mas... e o custo disso? Semana passada eu gastei R$80,00 de remédios que estavam no fim. No dia anterior Adriano tinha comprado o antibiótico, mais R$43,00. Segunda à noite lembramos das cápsulas e Adriano correu na farmácia pra comprar... mais R$40,00. E agora o otorrino CORTA TUDO e passa nova receita, que somou mais R$45,00! Gente, são R$200,00 em menos de dez dias! Tá bom, se for pra ele melhorar de vez, né?!
Então ele vai iniciar esse tratamento que ele passou e daqui a dez dias ele quer ver Arthur novamente e já passou alguns exames que serão feitos lá mesmo, no consultório dele.
.
O post ficou gigante, mas acho que consegui atualizar... perdoem tá?
Vou deixar as fotos da Ciranda pra depois... inté!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sobre Arthur

Na terça-feira quando cheguei em casa ele estava novamente sem qualquer apetite e com uma glândula no pescoço bem alta, o que nos levava a crer que era caxumba. Ligamos para a pediatra que orientou que o levássemos no PS e lá, graças a Deus, a caxumba foi descartada. Meu pequeno está realmente com a garganta inflamada e por isso novamente entrou no antibiótico. Aff! Falei com a pediatra de plantão que não faz uma semana que ele saiu de um tratamento com antibiótico, mas ela disse que embora não seja realmente bom emendar um antibiótico em cima de outro, no caso da garganta não tem outro jeito... So...
Aí na terça mesmo nós demos a primeira dose e às 02:00 Adriano ouviu um ruído no berço e quando foi ver ele estava sentadinho e todo vomitado. Tivemos que dar banho e trocar toda a roupa do berço. Dormiu o resto da noite, mas quando acordou ontem e Adriano deu a mamadeira da manhã ele vomitou tudo novamente. Ou seja, o antibiótico fazia mal provavelmente porque o estômago estava vazio, e esse estava vazio porque a dor de garganta impedia que ele comesse. Aff! Fazer o quê numa situação dessa?
Então ele passou o dia na minha mãe (porque dia 15/10 é dia do professor e não tem aula) e dormiu de 08:40 às 11:30. Acordou melhor disposto, almoçou purê de batata com caldo de feijão, passou o resto do dia bem e jantou miojo, que ele adora!
Essa noite também foi tranquila, graças a Deus. E hoje foi normalmente para a escola.
Ah, na terça teve Encontro dos Pais e Mestres, e Adriano foi. Eu tive minha reunião com a professora ontem, pelo MSN (moderna né? rs), já que Adriano não consegue me passar detalhes do que foi dito. Homem é fogo viu! rs
E hoje tem a festa surpresa para as tias, e eu vou sair mais cedo pra dar uma passadinha por lá. Volto depois pra falar sobre a reunião, a festa e a lembrança que preparei...

O jardim mais florido!

Chegou a flor que faltava: Hellen!
Filha dos meus cunhados Berna e Helio. Irmã do meu sobrinho Bê.
Uma nova prima para Arthur.
E... a surpresa que só soube ontem no hospital... Minha nova afilhada!
Não é fofo? Eu já cheguei babando no hospital a "princesa da titia"... Vocês podem imaginar a minha cara quando Berna anunciou que vou consagrá-la? hahahaha
Então imediatamente mudei o termo e segue abaixo, para vocês babarem também, as primeiras fotos da "princesa da dindinha".


Ah! E só para registrar, fui EUZINHA que dei a primeira mamadeira para a gatinha gulosa, que devorou a chuquinha em menos de 01 minuto. Depois foi com a ajuda de EUZINHA aqui que a pequena conseguiu abocanhar o seio da mãe com vontade, onde ficou por longos minutos se deliciando de um leite muito branco e muito farto. E foi também no ombro de EUZINHA que Hellen arrotou pela primeira vez... Ou seja, muitas emoções para esse coração de manteiga!


Arthur ainda não a conheceu, mas sinto que terei problemas. Ele é muito ciumento e até que se acostume com a presença de Hellen na família, vai ser um sacrifício poder curti-la perto dele...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A semana da criança

E então na semana passada a escola promoveu a semana da criança. A cada dia uma atividade diferente, com um festival de alguma coisa: teve o dia do teatro com festival de pipoca, dia de cantoria animada com festival de chocolate, dia do festival de gelatina, festival do cachorro quente e para fechar, na sexta feira contrataram um grupo de animação e um pula pula gigante. Bem, eu só não sei se foi necessariamente nessa ordem... hahaha


O fato é que na sexta feira o pequenino chegou em casa abarrotado de tralhas e guloseimas, e estava com a corda toda! E para completar a euforia eu entreguei o presente adiantado dado pelo meu chefe: o novo DVD da Xuxa, XSPB 8. Amou! E de lá pra cá, já ouviu 247 vezes.
No sábado dindinha Jacque também adiantou seu presente, a nova coleção infantil da Natura, com shampoo, sabonetes, creme e colônia. Coleção linda e cheirosa. Bye bye para a Natura Bebê, que meu bebê usava até então. E dá-lhe mudar etapas!
No domingo acordamos tarde, e ainda estávamos nos espriguiçando quando a Deidei bateu na porta para entregar o presente do Arthur, uma bateria do Hi-5 (acho que ela estava mais ansiosa que qualquer outra coisa... rs). Nem preciso dizer que ele a-m-o-u, né? Não parava de repetir "hi-5" e de cara se familiarizou com as baquetas, provando que é realmente filho de músico.

Além disso ainda ganhou carro eletrônico, casinha educativa, joguinho de pintura, lousa mágica, e doces, muitos doces...
.
Abre parenteses:
Foi vendo um geladinho num desses sacos de doce, que eu caí na besteira de dar um que já estava há dias no congelador, e nada me tira da cabeça que foi justamente o bendito geladinho que provocou a febre nele ao dormir.... enfim!
Fecha parenteses.
.
À tarde o plano era levá-lo a algum parque, ainda que de shopping, mas Adriano conseguiu me convencer a loucura que estaria, então optamos por levá-lo na rua vizinha, onde os moradores organizaram uma festa a céu aberto, com pula-pula, escorrega, distribuição de brinquedos e doces e muito, muito espaço para correr. E Arthur de fato se esbaldou! Desceu no escorrego umas 258 vezes e não sei como não ficou tonto de tanto subir e descer. De quebra ainda levamos seu velotrol e ele foi e voltou pedalando.
Chegamos em casa já eram quase 18h e ele ainda estava com a corda toda. Pela 297º vez pediu a Xuxa, enquanto eu me largava na cama, exausta! Com minha bateria totalmente descarregada!
Mas valeu pelo dia, lindo e alegre, como meu filho!

Dodói

Uia... quanto tempo!
Tanta coisa aconteceu desde meu último contato...
Bem, o aumento da adenóide foi detectado, e foi isso que falei no último post, né?
Então...
Mas no dia anterior à consulta, quando Adriano foi buscá-lo na escola, a tia disse que ele acordou depois do soninho da tarde com a boquinha um pouco inchada, mas que não sabia dizer o que havia acontecido: se ele havia batido em algum lugar, se machucado com algum objeto, enfim, não sabia dizer o que era. Como era um inchaço bem de leve, não demos muita importância, mas de qualquer forma conseguimos ver a gengiva furada, como que por um lápis. Embora a escola diga que não oferece ainda lápis para a idade dele, lá em casa vez ou outra ele encontra um perdido. Lápis ou caneta. Então pode realmente ter acontecido.
No dia seguinte, quando o levamos no alergista, eu já comecei a ficar preocupada, já que o inchaço aumentou. Mas com a historia da adenóide eu acabei deixando o tal inchaço na boca em segundo plano. Tá, por muito pouco tempo...
Na noite seguinte não conseguimos dormir, tamanho o incômodo do meu pequeno. E de madrugada faz-se o quê? Passar o quê, se nem sabemos o que é? Se a essa altura ele não deixava sequer chegarmos perto? Demos novalgina para alívio de uma provável dor, trouxemos para nossa cama e tentamos acalentar. E só.
Eu ainda estava acreditando que ele tenha se ferido em casa com algum objeto pontiagudo, mas Adriano começou a bater na tecla do dentinho quebrado (há quase 04 meses atrás) já que no primeiro descuido de Arthur e que ele conseguiu ver o interior da boquinha, ele viu um abcesso. Então entre levar a um dentista ou a uma emergência, Adriano optou por levá-lo primeiro ao PS, com a orientação da pediatra com quem falei pelo celular. A caminho do PS o tal do abcesso se rompeu. O médico conseguiu olhar, limpar e passou Amoxil 250 suspensão (4 ml de 8 em 8h por 7 dias) e Novalgina em caso de dor. Liguei novamente para a pediatra que orientou trocar o Amoxil 250 para o 400 BD e dar 3,5ml de 12 em 12 h por 10 dias. E após tomar a medicação, visitar o dentista para bater um Raio x.
Então a medicação acabou na sexta e antes que desse tempo de marcarmos a visita ao odontopediatra, do nada ele me aparece com uma febre de 38,5º. Isso em pleno final de domingo. Pleno Dia das Crianças. Na hora de colocá-lo no berço. Então demos Novalgina, febre cedeu e voltou às 05 da manhã, novamente cedendo após o antitérmico. Fizemos nebulização e foi quando ele conseguiu dormir. Ontem acordou bem e levamos para a escola, mas a febre voltou às 11h, assim como às 18h e às 02h da manhã de hoje. Meu pequeno está totalmente sem apetite, o que me leva a crer que seja a garganta. Liguei agora para a escola e a danada ainda não deu sinal de vida e diferente de ontem, ele hoje se alimentou normalmente. Que essa ziz zira vá da forma que veio, e de vez!
Tem notícias boas também tá? Mas vou dividir os posts. Volto logo.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A, E, I, O, U!

Gente, me segura!
Antes que eu sufoque de beijos esse "gênio" mirim!
Hahahaha
O "gênio" fica por conta da Tia Andrezza, mas que ele tá um fofo, ah isso tá *suspiros*...
Na sexta feira eu fui liberada mais cedo, então aproveitei que após a aula Adriano o levaria para bater o raio-x (para estudo da adenóide) e fui junto, claro!
Quando chegamos na escolinha já é aquela emoção... o sorriso que ele dá quando me vê, não tem preço! Correu pros meus braços, me abraçou e me encheu daqueles beijos estalados que só ele sabe dar, me segurando o rosto e beijando bochechas, testa, queixo, ponta de nariz, ai ai... apaixono! Quem é mãe sabe... tudo de ruim vai embora quando estamos com essas coisinhas pequenas. Preocupação, chateação, tudo! Vai tudo embora!
Mas voltando à escolinha, a tia veio logo me falar: "Arthur foi a sensação da escola essa semana! Tá falando tudo! É um gênio esse menino!" e foi então que me contou que ele não só está falando na base da repetição, ele conhece cada número e cada letrinha que fala. Sim! Ele já conhece TODAS as vogais! E foi só eu fazer o teste para confirmar, o ver para crer: Meu filho é um gênio! hahahaha
Como pode uma criança que mal fala, conhecer números e letras?
Tudo tem resposta, caro leitor! A escola do Arthur aplica o método construtivista, ou seja, estava tudo guardadinho na cabeça dele, e agora que ele aprendeu a falar, está, digamos assim, exteriorizando tudo o que captou até aqui. Tudo explicadinho pela Berna (minha cunhada), que é psicopedagoga e totalmente fã das teorias de Piaget. Enfim! Ele não é um gênio... mas é um fofo inteligente assim mesmo!
.
Ah! Se ele está na casa da avó (qualquer uma das duas) e me vê chegar, ele já vem me dando a mão e dando tchau pra quem estiver na frente: "tchau vó... tchau Deidei..." - Tão engraçado!
.
Hoje ele acordou às 03:15 da manhã e ao invés de chorar (como de costume) ele chamou o pai: "pa pa ííí"... Adorei! Claro que o pai é quem foi socorrer, né? rs
.
Mudando um pouquinho o rumo da prosa... gente, como é que se segura um menininho apaixonado por brigadeiro, numa festa em que a mesa principal estava forrada deles? E assim, a festa era na casa de uma conhecida de minha mãe e nós fomos meio que de penetras. Quando chegamos lá e Arthur descobriu a mesa, S-O-C-O-R-R-O! Não queria sair de lá! Roubou um, roubou dois e então eu tive que enfiar minha vergonha entre as pernas e pedir pra dona da casa um pratinho com alguns, antes que ele acabasse com a decoração... Pedido atendido, graças a Deus!
..
No domingo foi o chá de bebê da Hellen (minha sobrinha, filha da Berna) que nascerá em 15/10/08. Foi lá que Arthur descobriu que no microfone sua voz saía bem alta, e danou a cantar o hit do momento: croc-croc! Vejam se não é um fofo?

Ontem pegamos o resultado do Raio X que fizemos na sexta-feira, e hoje levamos para o alergista (que foi quem solicitou) analisar. Saímos de lá com as seguintes informações:

  • A adenóide dele tem um aumento que obstrui 90% do canal por onde respira;
  • Só a pediatra vai dizer se é caso cirúrgico ou não;
  • Ele não é alérgico a PORCARIA nenhuma! Nem leite, nem ácaros, nem poeira, nem picada de insetos, NADA! Ele não é alérgico!

Volto com detalhes depois que conversar com a pediatra...