,

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reunião Escolar

Aconteceu na última quarta-feira, no final do dia.
Reunião para tratar de itens gerais como festa de final de ano e o que foi trabalhado durante todo o ano letivo. Segundo a tia Thaís eles saem do jardim 1 conhecendo as vogais de A a O (embora na prática conheçam inclusive a letra U). Exceto Arthur que além de conhecer TODAS as consoantes também já está LENDO! "Como assim? E ninguém me avisa nada?" rs - E Tia Thaís me responde: "Ué, você não sabia??". Então ontem eu fiz o teste em casa (sem pretenção alguma, uma vez que ele ainda não está na idade e não quero forçá-lo quanto a isso). Escrevi em um papel: BOLA - DEDO - LUA e ele leu BOLA - DADO - LUA. Ou seja, ele deve "construir" a palavra de acordo com as letras que conhece (deve ser assim no construtivismo, método utilizado na escola) mas não entendi a confusão do dedo - dado. Enfim! Ainda assim eu babei, né?  
Sobre a interação tia Thais falou que continua intervindo mas que ele continua não se importando com a presença ou ausência de amigos para brincar.
E eu continuo sem entender porque na casa da minha mãe, por exemplo, onde sempre tem outras crianças, a gente o vê o tempo todo gargalhando e correndo atrás dos primos. Brinca de pique, de bola, ou só de correr mesmo... Enfim, vai entender... 
Abaixo o relatório de desempenho, com a avaliação anterior para compararmos como ele desenvolveu em vários aspectos.

Legendas:
S - Sim
N - Não
ED - Em desenvolvimento
NT - Não trabalhado

LINGUAGEM ORAL
Organização de ideias e pensamentos
Relata fatos já acontecidos, expressando suas ideias com clareza - N - N - ED
Repete palavras e sons emitidos anteriormente - S - S - S
Possui vocabulário adequado à idade - ED - ED - ED
Narração de histórias
Cria uma história - N - N - ED
Identificação das vogais
Reconhece as vogais trabalhadas no bimestre - S - S - S
.
LINGUAGEM ESCRITA
Coordenação motora
Segue movimentos direcionados (pontilhados ou não) - ED - S - S
Desenvolve movimentos direcionados da esquerda para a direita - ED - S - S
Grafia das vogais
Escreve as vogais apresentadas no bimestre - ED - S - S
Nome
Identifica seu nome - S - S - S
Escreve seu nome - ED - S - S
.
NOÇÕES MATEMÁTICAS
Cores
Identifica objetos quanto à cor - S - S - S
Associa objetos quanto à cor - ED - ED - S
Formas geométricas
Identifiva objetos quanto à forma - S - S - S
Associa objetos quanto à forma - ED - ED - S
Tamanho
Identifica objetos quanto ao tamanho - S - S - S
Associa objetos quanto ao tamanho - ED - ED - S
Textura
Reconhece texturas distintas - ED - ED - S
Reconhece espessuras distintas - ED - ED - S
Numerais de 0 a 10
É capaz de seriar os números apresentados no bimestre - S - S - S
Escreve os números trabalhados no bimestre - ED - ED - S
.
NATUREZA E SOCIEDADE
Temperaturas
Reconhece temperaturas distintas - ED - ED - S
Estímulos odoríferos
Reconhece odores distintos - ED - ED - S
Percepção gustativa
Identifica alimentos doces, salgados, amargos - ED - ED - S
Corpo humano
Reconhece partes do corpo e sua funções - S - S - S
Representa graficamente o corpo humano - ED - ED - S
Datas comemorativas
Participa ativamente das datas comemorativas do bimestre - S - S - S
.
ARTES VISUAIS
Criatividade
É capaz de criar objetos com materiais recicláveis - ED - S - S
Percepção visomotoraFaz desenhos em formas - ED - S - S
Percepção visual/coordenação motora
Segura a massa de modelar em pedaços, criando formas diversas - S - S - S
Utiliza a tesoura corretamente - ED - ED - S
.
INICIAÇÃO MUSICAL
Sons e ritmos
Executa movimentos próprios de acordo com a pulsação da música - S - S - S
Respeita o movimento de iniciar e parar de tocar e cantar - ED - S - S
Identifica alguns instrumentos de percussão (forma e som) - NT - ED - S
Identifica alguns estilos musicais - NT - NT - NT
.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Executa os movimentos de coordenação motora ampla
Percorre trilhas com obstáculos - ED - ED - S
Executa movimentos orientados - ED - ED - S
Executa os seguintes movimentos de coordenação motora fina
Amarra cadarços/barbantes - NT - NT - ED
Segura objetos - S - S - S
.
INICIAÇÃO À LINGUA INGLESA
Apreciação à lingua inglesa
Participa das atividades com interesse - S - S - S
Apresenta boa pronúncia - ED - ED - ED
.
ATITUDES GERAIS
Entra na escola com tranquilidade - S - S - S
Interage com a professora - S - S - S
Interage com os amigos - N - ED - ED

Participa das atividades livres - ED - ED- ED

Participa das atividades dirigidas - S - S - S
Ajusta-se com facilidade as situações novas - ED - ED- ED

Aceita com tranquilidade os limites da rotina escolar - ED - ED- ED

Apresenta independência na resolução de problemas - ED - ED- ED

Apresenta dificuldades em expressar suas emoções - ED - ED - ED
Permite o uso de seu material escolar pelos colegas - ED - ED - S
É cuidadoso com seus objetos de uso pessoal - ED - ED - ED
Desenvolve uma atividade com início, meio e fim - ED - ED - S
Completa uma sequência conhecida - ED - ED - S

2 comentários:

Mamãe Kaká e Papai Michel disse...

Que menino prodígio!!
PARABÉNS!!!
Que Jesus abençoe a vida do seu principe grandemente!

Beijos!

Essa vida de Mãe!!! disse...

Ai que coisa mais linda do mundo!!!
Mtos beijos no lindão aí...
Agora, a confusão é normal, a Ellen ainda confunde... Eles vão mto por dedução, aí o erro...
Mas ele é mto fofo mesmo...

Qto á não ligar pros amigos... Talvez ele não os curta tanto qto vc pensa...
Tem amigos que é melhor distante...

bjks