,

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

10 meses



Mais um mês se passou como uma flecha, e meu bebê cada dia mais a par de tudo o que acontece ao seu redor.
É como se houvesse uma lista de tudo o que ele tem a aprender pelos próximos meses, e a cada novo item aprendido eu fizesse uma marcação do tipo “tarefa cumprida!”. Por exemplo, no mês passado eu recebi esse texto da “Agenda do Bebê” do site Minha Vida, e eu nem dei muita atenção...
.
Aos 9 meses de idade, o bebê responde ao ouvir seu nome; entende algumas palavras como “tchau” e “não”; imita sons; engatinha e sobe em móveis; senta-se sozinho; põe-se em pé com apoio das mãos, tem movimento de pinça com os dedos (polegar e indicador) para pegar objetos pequenos; aponta, chacoalha, bate, joga e derruba objetos; consegue participar de jogos interativos do tipo “esconde-esconde”; alimenta-se sozinho com as mãos; começa a usar a copo e xícara. Sente a angústia da separação ao perceber, por exemplo, ao acordar, que se encontra sozinho no quarto, quando pode sentir medo e ficar angustiado. Reconhece o “não”, reconhece cerca de 20 palavras e adora mostrar o que sabe fazer. Nesta fase é importante estabelecer limites para o bebê, que já demonstra um pouco de vontade própria, insiste no que quer, muitas vezes negando-se a fazer alguma coisa.
.
Hoje, pensando nas mudanças que aconteceram nos últimos trinta dias, voltei no texto, e me deparei com muitas coisas que ele realmente acabou de aprender... Desses itens, o único que ele ainda não aprendeu foi como apontar alguma coisa... Do restante ou ele já sabia, ou realmente aprendeu ao longo desse mês que passou.
Dentre os principais enumerei alguns:
.
· Engatinha a casa inteira, e se nos vê atrás dele, sai correndo... rindo!
· Acende e apaga o interruptor das luzes.
· Fica em pé no sofá, na beira da cama.
· Bate palmas ao som de “parabéns pra você”.
· E foi nesse mês também que aprendeu a morder... kkk
.
E, recebendo a agenda dos 10 meses, já estou sabendo antecipadamente o que vai acontecer nesse novo mês que está entrando.
.
Nesta idade passa mais tempo engatinhando ou tentando manter-se em pé, vê, alcança e pega objetos com maior facilidade, tenta subir escadas. Avalia o tamanho de um objeto a distância de um metro. Abre os braços para pegar um brinquedo ou bola que se aproximam dele. Tem capacidade de concentração e coordenação motora cada vez maior, entra cada vez mais na rotina da casa, conversa, canta, dança, emite sons muitas vezes ininteligíveis, tenta repetir palavras, encaixa e empilha objetos.Tem medo de algumas coisas agora, como o barulho do liquidificador.
.
Imaginem essa criança dançando pela casa? Rs (Aimeudeus vou agarrar muito!)
Melhor do que isso, só ele continuar mamando! Quer detalhes? Leia o post anterior... É que eu separei para ficar organizadinho...

Nenhum comentário: