,
Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Reunião escolar

No último sábado aconteceu o 3º encontro de pais e mestres.
O que ouvi de meu pequeno foi o seguinte:
- Está comendo sozinho e geralmente não aceita ajuda. Sempre repete as refeições. E se for bolo para o lanche pode ter certeza que ele vai comer 2, 3 fatias.
- Ainda não se sente seguro com o vaso sanitário (desde o início da semana passada veio o aviso na agenda de que iniciariam o desfralde diurno e ele passou a semana ficando de cuequinha umas duas horas por dia) e ainda não houve qualquer progresso com o desfralde. O bom foi poder ouvir experiências de outras mães, cujos filhos já passaram pelo desfralde, e entender que é realmente um processo lento e que vai exigir paciência. Na verdade, a pior parte vai ficar por conta da escola, já que ele passa o dia inteiro lá.
No final de semana fiz o que a escola orientou, mas nas duas horinhas em que o deixei de cuequinha e nas diversas vezes em que o levei no vaso, nada aconteceu. Se agarrava em mim com medo de cair lá dentro e no final acabou foi urinando no chão, segundos após tirá-lo do vaso. Eu bem que queria comprar um penico mas fui convencida de que não daria certo já que na escola ele usa o vaso (infantil). Então fui na loja para comprar um adaptador e quem disse que consegui? Um era enorme e pelo que vi ia ficar sambando no vaso, já que não tinha encaixe apropriado. E o que tinha o tal encaixe era pequeno para o meu vaso. Aff! Já vi que vai ser difícil...
- Tia Andrezza contou que ele é o xodó da tia Adriana e essa admitiu que o mima mesmo. E acrescentou que quando chega na escola (por volta de 09:00h) geralmente é a hora em que ele está no parquinho e basta chamá-lo de longe que ele vem correndo ao seu encontro de braços abertos. Era para eu sentir ciúmes né? Mas sinto não! Eu bem sei do quanto ele é apaixonado por ela e fico é feliz com essa reciprocidade.
- Que a salinha de audiovisual tem sido o lugar predileto de toda a turminha. Mas que lá ele não vê Cocoricó já que uma das amiguinhas tem medo. Hahaha
- Que estão trabalhando com eles a perda de direitos. Que basta que algum deles apronte alguma coisa, seja não querer dividir um brinquedo ou não obedecer as tias, que elas tratam de perguntar se querem perder o direito a isso ou aquilo (brincar no parquinho, assistir algum DVD, tocar instrumentos - eles têm aulas de música lembram? rs) e imediatamente eles obedecem. Que NUNCA falam em castigo, pois não faz parte da filosofia da escola.
Fiquei então imaginando como conseguem "negociar" com Arthur já que ele não fala. Aliás, na reunião começou a me incomodar o fato dele ser o mais velho da turma e ser o único que ainda não fala. E eu até perguntei isso para elas. Tia Adriana foi quem me respondeu. Disse que ele já anda falando mais do que falava a alguns meses atrás. Que basta ele descobrir que os sons que emite em forma de monólogo podem se transformar em palavrinhas. Ela acha que ele fecha o ano falando tudo e eu torço realmente por isso.
Eu não queria ficar ansiosa com relação a esse atraso, eu sei que cada criança é diferente da outra, e que não é certo ficar fazendo comparações de meu filho com outras crianças, mas é muito estranho você passar uma reunião inteira ouvindo coisas que os amiguinhos falam uns para os outros e não ter o que ouvir de seu filho. Puxa, a Maria Victoria, filha de uma amiga da Ziza, que completou 01 ano em maio já repete tudo o que a gente pede. Coisa linda de ouvir...
Eu sei que ele vai falar, não tenho dúvidas, mas começo a pensar se já não seria o caso de procurar uma fonoaudióloga...
Enfim...
Vou tentar pensar nisso depois!
.
Segue a avaliação bimestral do 1º bimestre:
.
Lembrando que eles utilizam as seguintes legendas:
S - Sim
N - Não
ED - Em desenvolvimento
NT - Não trabalhado no bimestre.
.
Linguagem Oral (organização de idéias e pensamentos)
- Relata fatos já acontecidos: N/N
- Repete palavras e sons emitidos anteriormente: ED/ED
- Pronuncia corretamente as palavras: N/ED
- Reconhece e nomeia pessoas de seu convívio: ED/ED
.
Linguagem Escrita (coordenação motora)
- Interessa-se por atividades com giz de cera, cola colorida e tinta: ED/S
.
Noções Matemáticas (cor, tamanho, formas geométricas e números)
- Identifica objetos quanto à cor: NT/N
- Associa objetos de acordo com a cor: NT/N
- Identifica objetos quanto ao tamanho: ED/ED
- Associa objetos de acordo com o tamanho: ED/ED
- Identifica objetos quanto à forma: NT/NT
- Associa objetos de acordo com a forma: NT/NT
- Interessa-se por atividades com números: NT/NT
.
Noções de Corpo Humano
- Desenvolve movimentos corporais: ED/S
- Reconhece as partes do corpo: ED/S
- Nomeia as partes do corpo: N/ED
.
Educação Física (desenvolvimento psicomotor)
- Executa a locomoção arrastando-se: ED/ED
- Executa a locomoção rolando: ED/ED
- Executa a locomoção engatinhando: ED/ED
- Executa a locomoção andando: ED/ED
.
Educação Musical (sons e ritmos)
- Respeita o movimento de iniciar e parar de tocar os instrumentos: ED/N
- Executa movimentos próprios de acordo com a pulsação da música: ED/ED
- Localiza a direção dos sons: NT/NT
.
Atitudes gerais:
- Entra na escola com tranquilidade: ED/S
- Relaciona-se bem com a professora: S/S
- Aceita os limites da rotina escolar: ED/ED
- Participa das atividades dirigidas: ED/ED
- Participa das atividades livres: ED/S
- Aceita, com facilidade, as situações novas: ED/ED
- Apresenta reações de medo: N/N
- Relaciona-se bem com os amigos: S/S
- Divide seu material ou objetos pessoais: ED/ED
- Apresenta reações de choro diante de determinadas situações: ED/ED
- Atende às solicitações das professoras: ED/ED
- Encontra, sozinho, soluções para dificuldades na rotina escolar: ED/ED
- Segura objetos de uso diário: S/S

Nenhum comentário: