,
Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Dopplerfluxometria obstétrica

Nossa! Que nome feio! Não poderia ser USG para estudo dos vasos? Porque isso é que é o exame: Estudo das artérias uterinas (avaliação materna), da umbilical e cerebral (avaliação fetal)...
Fizemos na última quinta feira.
A princípio aquele monte de ondinha, que para nós, totalmente leigos no assunto, não querem dizer nada... O Dr. Felipe é um excelente médico, mas primeiro avalia tudo, para só no final esclarecer o que está acontecendo. Enquanto isso, ficamos ali, eu e Dri, olhando na tela algo totalmente indecifrável. Longos minutos se passaram até que ele perguntasse sobre minha pressão arterial. "De passarinho... 10x6" Como se não estivesse acreditando na minha afirmativa perguntou: "Sempre 10x6?" "Não há alteração?" "Você tá sempre medindo?"...
Então esclareceu de forma simples para que eu e Dri pudéssemos entender: Minha artéria uterina direita está "funcionando" como se eu NÃO estivesse grávida. Porém, a esquerda está suprindo essa função, ou seja, está "trabalhando" pelas duas.
Problema? Nenhum. Desde que a pressão esteja equilibrada, já que nesses casos existe a possibilidade de uma DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gravidez), e como minha pressão continua 10x6... não tenho motivos para sair correndo atrás da Dra. Laura!
A única dúvida que fiquei, e esqueci de perguntar, é se isso poderia ser a causa do inchaço nos pés... mas também não faz sentido... já que a pressão está baixa!
A avaliação fetal foi normal... as artérias umbilical e cerebral estão perfeitas... e o Arthur não está enrolado no cordão umbilical.
Como que sabendo que eu estava decepcionada em estar ali, diante de um aparelho ultrassonográfico, mas não para ver a "foto" de meu bebê, ele resolveu nos dar uma mostrinha, muuuuuito rapidamente, de como está meu filhotinho. Mas não nos deu detalhes. Só mostrou por um breve minuto como meu bebê tem crescido ultimamente. Está enorme! E lindo! Com aquele mesmo biquinho da ultra anterior! Dr. Felipe deve saber como faz bem para uma mãe ver a imagem de seu rebento na tela do computador!
Melhor ainda sabendo que ele está bem, muito bem...
Volto na Dra. Laura na semana que vem. Será que essa estoria da artéria direita vai me causar algum problema? Será que terei de fazer algum exame complementar?
Aguardaremos...

Nenhum comentário: