,
Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

11 meses

Segundo o site Minha Vida, Arthur está na seguinte fase:
.
Com onze meses tenta ficar de pé encostado nas paredes e apoiando-se em móveis, curva-se para os lados sem cair e roda para alcançar algo que está atrás dele. Emite duas ou mais palavras, ajuda a se vestir e tenta comer sozinho e prefere comer com as mãos. Nesta fase já se liga em alguns objetos, como um brinquedo, que gosta de levar para toda parte. Aprecia livros, músicas, brincadeiras de esconde-esconde e dar e tomar. Entende perguntas simples, apesar de não falar muito ainda e reconhece imagens e figuras em livros. Nesta idade entende e sente a diferença entre quente e frio, seco e molhado e relaciona objetos com os sons que produzem (tambor, sons de animais).
.
E eu concordo com quase tudo. De fato fica mais de pé do que sentado. Se levanta com a mesma facilidade com que senta, e já está até ensaiando a descer do sofá sozinho (posso?). Adora brincar de bola, qualquer que seja o seu tamanho. Ele mesmo joga e vai atrás recuperar. A preferência é a bolinha vermelha da árvore de natal que é de plástico leve e fica quicando, mas também gosta das bolinhas da fisher price que são bem barulhentas. Lindo é quando uma delas vai parar embaixo do sofá e ele empina o bumbum pra procurar. E, se não consegue alcançar, fica bravo. Embora não saiba falar, consegue se fazer entender.
Recusa colo, de quem quer que seja (até o meu é rejeitado algumas vezes!). Está na fase de explorar a casa. Engatinha por todos os lados e nem se importa se estamos atrás dele ou não. Na quinta feira já aprontou a primeira peraltice. Estava com minha mãe na cozinha e como ele estava sujinho ela o deixou ir pra área de serviço. Dali pegou o primeiro lance de escada que dá acesso à piscina. E dali subiu o segundo lance de escadas que dá acesso à casa de minha sogra. Sem olhar para trás. Óbvio que minha mãe estava atrás dele, mas ela disse que em nenhum momento ele olhou para trás para se certificar da presença dela. Independente esse menino... Minha cunhada filmou, mas a resolução não ficou das melhores. De qualquer forma nos serviu de alerta para que a porta da cozinha esteja SEMPRE fechada, e de que teremos que providenciar um portão para nossa área de serviço imediatamente.
Continua muito comilão. Muito mesmo. A ponto de ficar com a barriga estufada. E come de tudo! Angu, berinjela, ervilha, fígado, lentilha, tudo, tudo, tudo! Fora os remédios, que continuam sendo muito bem aceitos.
Fica em pé se segurando em tudo quanto é lugar, inclusive no cesto de brinquedos, onde tenho sempre que estar alerta já que o cesto na maioria das vezes está vazio. Aliás minha sala deixou de existir. Por todos os lados tem brinquedos espalhados, e é preciso estar atento para não tropeçar nos referidos.
Adora fechar qualquer porta. Do armário, do meu banheiro, da cozinha. Assim como adora arrancar qualquer capa, seja do vídeo ou do DVD. E é só pelo prazer de puxar e deixar no chão. Se eu coloco novamente no vídeo, lá vai ele arrancar. Existe explicação científica para isso? :)
E cisma em ser independente, quer comer o biscoito sozinho, quer beber a água sozinho, só não consegui que ele fique sozinho no berço para dormir, ainda é preciso niná-lo nos braços. Já ouvi críticas quanto a isso, mas não me estresso. Cada criança no seu tempo. Enquanto eu tiver coluna para isso, vou ninando...
E por falar em coluna, tá ficando difícil dar banho na banheira. Não fica sentado nem com reza forte. Por isso ando preferindo dar banho no tanque, que ele também adora, e é mais seguro. E para trocá-lo? Que sufoco! Não fica quieto um segundo. Só pára se estiver com algo "proibido" nas mãos (Proibido é qualquer item do kit de higiene que fica no trocador: pente, hipoglós, termômetro,etc). Daqui a pouquinho certamente o trocador estará sendo aposentado porque o mocinho já não acha engraçado segurar nem os itens proibidos. Está querendo ir mais longe: pular o kit higiene e ficar olhando o chão. Aff! Além de tudo, acha que é acrobata!
As fotos da comemoração do 11º mesversário:

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Tudo bem?Meu nome é Mardes e sou mamãe do Isaac de 1 ano e 4 meses.Descobri seu blog por acaso,qdo estava pesquisando sobre o leite que ele começou a tomar:similac sensitive.E vi que seu filho Arthur nasceu com a mesma altura do meu filho(46 cm),e vi também que com um ano ele estava com 76 cm...Poderia me dizer se ele tomou alguma medicação especial para acelerar o crescimento?Meu filho com um ano estava com 70 cm...Meu email é:mardescpc@gmail.com
Por favor entre em contato comigo...Obrigada!