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quarta-feira, 21 de maio de 2008

Reunião Escolar

Aí foi assim... pleno dia de aniversário e eu tinha um encontro marcado na escola: 2º Encontro de pais e mestres.
Como sempre, a primeira parte da reunião é entre Coordenação/Diretoria e todos os pais (de todas as turmas) com objetivo da escola, pedidos diversos e avisos gerais.
Com a palavra a coordenadora, que nos ensinou a montar um barquinho de papel.
Com barquinho em mãos ouvimos o texto de reflexão:
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Escola educa com base nos valores de vida somente em parceria com os pais. Precisamos remar juntos!
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"Os filhos são como navios", assim:
  • Eles não podem fazer simplesmente o que têm vontade. Essas vontades precisam ter administração; pois a viagem é longa e os rumos precisam ser bem direcionados.
  • Quem ama, educa. E tem de educar a vontade para se proteger e dar condições para que a criança cuide da própria segurança em tempos de turbulências e calmarias.
  • Os pais são um porto seguro para os filhos até que se tornem independentes.
  • O lugar mais seguro para o navio ficar é no porto. Mas essa não é a finalidade para o qual foi construído. Para um navio bem construído, o mundo é pequeno.
  • Nem sempre os navios vão para o lugar que seus fabricantes imaginaram. Ninguém pode garantir que caminho o filho vai seguir, mas, seja para onde for, deve levar dentro dele valores como ética, humildade, honestidade, disciplina e gratidão que herdaram de seus pais.

E não é que é verdade?
Para finalizar, a diretora fez os pedidos diversos (uso de uniforme, envio de brinquedo somente no dia, etc), os avisos necessários e nos encaminhou para as salas junto com as professoras de cada turma.
Aí sim, cada um fala de seu pimpolho, faz as pergunta específicas, ouve o que as tias têm a dizer. O que ouvi do Arthur foi:

  • que ele tem um "estômago sem fundo" (e eu morri de rir!) pois come o dele e do vizinho se deixarem. Contaram que certo dia o Tio William (o faz tudo da escola que as crianças adoram!) pediu para dar o almoço do Arthur, pratinho cheio. Depois da décima colherada, Tio William nervoso já: "Adriana (a tia), ele não pára de comer, é assim mesmo?" e ela: "Pode dar William, ele come bem mesmo!". Depois da décima quinta colherada: "Mas... Adriana... ele tá comendo muito!" e ela já rindo: "Pode dar menino, ele está acostumado a comer muito..." Na vigésima colherada e ele já totalmente assustado: "Olha lá hein, Adriana, ele não vai passar mal?" e assim Arthur bateu o pratão do almoço. Partiu então para a sobremesa, geléia de mocotó, e depois da metade da caixinha, Arthur ainda comendo com vontade, Tio William quase tendo um treco entregou Arthur para a Tia Adriana dizendo: "Toma, termina você de dar, porque se ele passar mal a responsabilidade é sua!" hahahahahaha;
  • que ele é apaixonado por geléia de mocotó, que eu nunca comprei para dar (acreditam?). Disseram que ele curte de qualquer jeito, puro ou com banana;
  • que o amigo Gustavo o apelidou de Pituco, e que agora é forma como as crianças o chamam quando querem fazer chamego com ele;
  • que é quem sempre está fugindo;
  • que adora a música "Hoje é domingo, pé de cachimbo..." (lembram?) e que dá gargalhadas quando a ouve. Que as outras tias pedem para as tias dele colocarem só para terem o prazer de vê-lo rindo (é uma risada muito gostosa mesmo! contagiante!)
  • que de vez enquando solta um "bom-dia, boa-tarde" no momento da rodinha (todo início da manhã e da tarde);
  • que adora brincar de lego;
  • que tem uma habilidade em ambas as mãos que não é normal para a idade dele (isso eu já tinha percebido) e que é capaz de fazer girar até um objeto triangular;
  • que nunca bateu, nem mordeu nenhum amigo (inclusive as tias disseram que esse ano ainda não tiveram nenhum caso com nenhuma criança da turma);
  • que adora tomar banho na banheira para espalhar a água pra todo lado;

Enfim... maravilhoso ouvir a respeito de meu pequeno e dos seus amigos, ouvir casos, a rotina deles, quem brinca com quem, o que gostam de assistir no DVD (a unanimidade tem sido Aline Barros), o que estão falando, as preferências... muito legal!
E aquela mulherada toda junta, cada uma querendo falar mais de seu filho, e ao mesmo tempo saber o que se passa com as outras mães, nas outras casas, é muuuuuito bom! Essa troca de experiências realmente não tem preço...

Saí de lá com o astral lá no alto. As tias lembraram que era meu aniversário, fizeram a maior farra! E ainda rolou a troca de figurinhas entre mães, promessas de cópias de DVD's de um lado para outro, de indicação de médicos, vixe!

Segue a avaliação bimestral do 1º bimestre:

Eles utilizam as seguintes legendas:
S - Sim
N - Não
ED - Em desenvolvimento
NT - Não trabalhado no bimestre.

Linguagem Oral (organização de idéias e pensamentos)
- Relata fatos já acontecidos: N
- Repete palavras e sons emitidos anteriormente: ED
- Pronuncia corretamente as palavras: N
- Reconhece e nomeia pessoas de seu convívio: ED

Linguagem Escrita (coordenação motora)
- Interessa-se por atividades com giz de cera, cola colorida e tinta: ED

Noções Matemáticas (cor, tamanho, formas geométricas e números)
- Identifica objetos quanto à cor: NT
- Associa objetos de acordo com a cor: NT
- Identifica objetos quanto ao tamanho: ED
- Associa objetos de acordo com o tamanho: ED
- Identifica objetos quanto à forma: NT
- Associa objetos de acordo com a forma: NT
- Interessa-se por atividades com números: NT

Noções de Corpo Humano
- Desenvolve movimentos corporais: ED
- Reconhece as partes do corpo: ED
- Nomeia as partes do corpo: N

Educação Física (desenvolvimento psicomotor)
- Executa a locomoção arrastando-se: ED
- Executa a locomoção rolando: ED
- Executa a locomoção engatinhando: ED
- Executa a locomoção andando: ED

Educação Musical (sons e ritmos)
- Respeita o movimento de iniciar e parar de tocar os instrumentos: ED
- Executa movimentos próprios de acordo com a pulsação da música: ED
- Localiza a direção dos sons: NT

Atitudes gerais:
- Entra na escola com tranquilidade: ED
- Relaciona-se bem com a professora: S
- Aceita os limites da rotina escolar: ED
- Participa das atividades dirigidas: ED
- Participa das atividades livres: ED
- Aceita, com facilidade, as situações novas: ED
- Apresenta reações de medo: N
- Relaciona-se bem com os amigos: S
- Divide seu material ou objetos pessoais: ED
- Apresenta reações de choro diante de determinadas situações: ED
- Atende às solicitações das professoras: ED
- Encontra, sozinho, soluções para dificuldades na rotina escolar: ED
- Segura objetos de uso diário: S

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