,

terça-feira, 20 de setembro de 2005

A vigésima primeira semana

Pois é, já passei da metade da gestação, e devo dizer que realmente tá tudo passando muuuuuito rápido!
Cheguei à conclusão de que tudo o que dizem a respeito do segundo trimestre é verdadeiro. Eu realmente estou no melhor momento da gestação. Não tenho sentido absolutamente nada! Nada de enjôo, sonolência, indisposição, fome... a única coisa que anda "rondando" a minha vida é a azia... ameaça chegar, mas desiste no meio do caminho. Ah, tem o bendito creme dental! Não consigo escovar os dentes decentemente ao acordar... tenho que chegar no escritório e só fazê-lo após o café-da-manhã. E não adianta falarem para antecipar a 1ª refeição. Eu simplesmente não consigo comer absolutamente nada às 6:00, que é a hora que saio de casa.
Também comecei a usar a meia com compressão. Após desistir da kendall, já que não conseguia colocá-la sozinha, o Dri providenciou uma 3/4 que não é da kendall (não sei o nome, mas é importada). Agora não tenho desculpa alguma para me recusar a usar. Ela não chega a ser desconfortável, mas é tão feia... e não tem pé! Enfim, pelo menos os inchaços sumiram!
De resto, tudo perfeito. O Arthur é mesmo um príncipe! Se comporta muito bem. Todos os dias tem acordado às 6:30 (a hora que estou no ônibus relaxada). Quando eu volto do almoço, por volta de 14:30 ele dá outras mexidinhas seguidas. E por último, quando chego em casa às 18:00 e coloco as pernas pra cima ele também dá pulinhos. Alguém falou para que eu observe esses horários, já que provavelmente serão os horários dele fora da barriga. Achei tão bonitinho saber que meu bebê já tem uma rotina...
Segue agora o que diz o E-family para essa nova semana:
Idade do feto: Semana 21
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 20cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 455g.
Desenvolvimento do embrião: O seu bebê tem agora uma aparência muito parecida com a que vai ter quando nascer só que está ainda bem magrinho. Embora ele esteja ganhando peso a cada dia, sua pele ainda está bem enrugada. Os lábios estão formados e os olhos também mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.
Mudanças em seu corpo: O seu útero está agora à 3,75cm acima do seu umbigo e à 23cm acima do seu osso púbico. As mudanças em seu abdômen estão progredindo devagar mas a sua barriga deve estar bem redondinha. E, exatamente nessa época, você vai começar a ouvir os comentários das outras pessoas. Para alguns você estará tão grande que com certeza deve estar grávida de gêmeos e, de outras pessoas você vai ouvir que sua barriga é tão pequena que você não deve estar grávida de tantas semanas assim. Se você acreditar em alguns desses comentários a ponto de se preocupar, converse com o seu médico, ele vai poder te assegurar sobre sua situação. Lembre-se sempre de que cada gravidez é única, ainda que você já tenha estado grávida anteriormente, dificilmente essa gravidez poderá ser comparada com a(s) outra(s). Procure descansar durante o dia e não esqueça de ingerir bastante líquido, especialmente água. Se possível, tenha ajuda para o serviço doméstico e evite pegar peso.

2 comentários:

Jacqueline disse...

Oi. A meia é feia mas é necessária e acho que seria legal vc andar c uma etiqueta mostrando qual é o preço dela aí ninguém vai achar tão feia assim! Que tal?! Beijos! :)

Renata Cristina disse...

Saudades dessa fase de contar semanas, pesquisar o E-family para saber se estávamos dentro do esperado...
Que delícia um bebê comportadinho já desde o ventre!!
Adorei passar por aqui e a visita de vcs (detalhe para o pronome usado rs..)
Bjs...