,
Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 4 de outubro de 2005

A vigésima terceira semana


O que diz o site E-family:
Idade do feto: Semana 23
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 22cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 700g. Estas medidas são apenas aproximadas e podem variar de embrião para embrião como de gravidez para gravidez.
Desenvolvimento do embrião: Seu crescimento continua sendo rápido e, agora ele começa a ter menos espaço dentro do útero da mamãe. Ele ainda possui pouca gordurinha mas as suas medidas são bem proporcionais agora. Suas mãozinhas abrem e fecham. Ele pode também, perceber luz no ambiente em que sua mãe se encontra.Saber o sexo do bebê pode ser possível agora mas ainda pode ocorrer uma certa incerteza, especialmente se o bebê for uma menininha. Algumas pessoas acreditam que dá para saber o sexo do bebê através das batidas do coração que variam entre 120 à 160 bpm. Aí, alguns acreditam que batidas mais rápidas indicam uma menina e uma mais lenta indica que é um menino. Infelizmente não há provas científicas para tal ocorrência.
Mudanças em seu corpo: Você poderá começar a notar o aparecimento de estrias daqui para a frente. Elas aparecen principalmente no abdômem, quadris e seios. Previní-las é praticamente impossível mas você pode amenizar o seu aparecimento usando um sutiã bem firme para os seios e hidratando a pele várias vezes ao dia. O seu útero pode ser sentido agora por volta de 5cm acima de seu umbigo.
*****
Ontem levei o primeiro susto.
Levei um tombo.
Sei que após essa revelação choverão telefonemas: O que houve? Como foi? Vê se se cuida... etc.
Então antes que eles comecem a aparecer já vou me defender: A culpa foi única e exclusivamente da benditas pedrinhas portuguesas. Estava andando devagar sim! Eu já não ando correndo há muuuito tempo! Até porque a barriguinha já não me permite tal façanha... Então, só vou falar uma vez, a culpa não foi minha. EU JURO!
Mas não se preocupem, meu instinto materno já aflorou faz tempo, e o Arthur passou muuuito longe do chão. Apoiei todo o peso do meu corpo com minhas mãos, e só elas sabem a dor que se sente uma mãe (ops, uma mão!). Algumas pessoas vieram me ajudar, mas na hora realmente foi só o susto e o alívio de não ter batido com a barriga. Quando cheguei na van (isso aconteceu no final do expediente) foi que percebi o perigo pelo qual passamos, pelo qual meu bebê passou. Aí sim, me deu um ataque de palpitação, uma vontade de chorar, de deitar na minha cama. Mas a única coisa que pude fazer foi tentar acalmar meu coração conversando com o Arthur (que a essa altura pulava igual pipoquinha) e tentando mostrar pra ele que a mamãe estaria ali para defendê-lo sempre! Acho que ele entendeu, e eu me esforcei para acreditar nisso. Porque do contrário, ficaríamos naquela troca interminável de mamãe culpada X bebê agitado X mamãe culpada outra vez...
Bem, hoje amanheci um pouco enjoada e com o corpo tenso, com aquela dor muscular. Mas o que está realmente doendo são as mãos, que definitivamente foram as heroínas do dia!
De qualquer forma, hoje teremos consulta com Dra. Laura, e vou contar o que aconteceu. Espero que não exista qualquer possibilidade de que esse tombo tenha afetado ele de alguma forma, exceto, é claro, o susto que ele levou! E isso já foi mais que suficiente!
Foto oficial da 23ª semana

Um comentário:

Anônimo disse...

Sandra, que barriga linda!! tá demais muito linda parabéns. Cuidado com esses tombos, é muito perigoso, mas as vezes acontece sem a gente esperar né?
Beijinhos carinhoso na barriguinha.
Fique com Deus.