Tudo de volta aos eixos, graças a Deus!
Com o final do antibiótico na quarta feira (03/10), bebê voltou ao seu apetite normal e com seu habitual bom humor. Não é que ele tenha ficado mal humorado, mas faltava aquela sapequice, aquela carinha levada, aquele sorriso gostoso por qualquer (ou nenhum) motivo.
No sábado foi o 3º encontro de pais e mestres. Deixei-o com minha mãe e fui.
O tema principal da reunião foi "Que escola você quer para seu filho?" dando ênfase para a modernidade na educação (no caso, o método construtivista - adotado pela escola) sem deixar de lado a responsabilidade. Também abordaram o espaço físico da escola: De que adianta uma escola de renome, com muito espaço espaço físico se o aluno não utilizar metade dele? Vejam trecho fragmentado do livro "Escola! Cuidados na escolha", do autor Marco Aurélio Tagatlian, da Ed. Catedral das Letras:
"... Não está muito longe o tempo em que se achava que a escola deveria apenas informar seus alunos, ou seja, a carga de conhecimento era e ainda é em muitas delas, o mai importante. Porém, com a evolução das próprias crianças e com as experiências do dia-a-dia, o que se constata é a necessidade urgente da escola não só informar, mas também ajudar a formar cidadão, que sairá dos bancos e das salar de aula e atravessará os muros da escola para enfrentar sua vida com tudo que ela pode lhe oferecer de bom e de ruim... sendo assim... não adianta a escola possuir milhares de metros quadrados se a área utilizada pelos alunos não passa da sala de aula e de algumas dependências externas. É necessário que o espaço físico seja compatível com os objetivos planejados pela escola e que este espaço seja bem distribuído. Por esse motivo é que em alguns casos mais vale uma escola não muito grande, mas com espaços definidos e organizados para uma real utilização pelos alunos, do que uma verdadeira "fazenda" de área verde, onde os alunos raramente ou nunca frequentam..."
Achei válido e concordo. A escola do Arthur, por exemplo, é uma escola pequena, na verdade uma casa que foi adaptada, mas que tem todos os espaços necessários para o que a escola propõe. A casa abriga a secretaria, as salas, a cozinha e os banheiros. Nos fundos dela temos a sala de vídeo, a biblioteca e o refeitório. E o quintal é dividido em 04 partes: área coberta (onde acontecem as aulas de capoeira e jazz e onde brincam em dia de chuva), área aberta/quadra de jogos (com muito espaço para correr e jogar bola), parque de areia (o local predileto do Arthur) e parque sem areia (com o chão todo emborrachado). Nos dois parques tem todos aqueles brinquedos próprios para a faixa etária das crianças: gangorra, escorrego, velotrol, etc. As crianças fazem uso de todos os espaços, e isso para mim foi fundamental na hora da escolha.
Achei válido e concordo. A escola do Arthur, por exemplo, é uma escola pequena, na verdade uma casa que foi adaptada, mas que tem todos os espaços necessários para o que a escola propõe. A casa abriga a secretaria, as salas, a cozinha e os banheiros. Nos fundos dela temos a sala de vídeo, a biblioteca e o refeitório. E o quintal é dividido em 04 partes: área coberta (onde acontecem as aulas de capoeira e jazz e onde brincam em dia de chuva), área aberta/quadra de jogos (com muito espaço para correr e jogar bola), parque de areia (o local predileto do Arthur) e parque sem areia (com o chão todo emborrachado). Nos dois parques tem todos aqueles brinquedos próprios para a faixa etária das crianças: gangorra, escorrego, velotrol, etc. As crianças fazem uso de todos os espaços, e isso para mim foi fundamental na hora da escolha.
Depois dessa reunião com coordenadora e diretora, seguimos para a sala de cada turma onde tratamos dos assuntos pertinentes a cada aluno. Segundo ela Arthur continua sendo o queridinho dos amigos, sendo ajudado nos momentos de dificuldades (a subir nos brinquedos mais altos, por exemplo). Se interessa pelas salas de vídeo (especialmente quando é exibido qualquer DVD da Xuxa) e pela aula de música. Embora não cante, presta bastante atenção. As tias distribuíram as letras das músicas mais cantadas por eles e foi então que eu descobri que a coreografia que ele andava fazendo (e eu não conseguia decifrar de qual música era) referia-se à música da baleia. Agora estou tentando aprender todo o repertório da escola - aimeudeus!
Segue a avaliação bimestral do 3º bimestre (deixei a do 2º bimestre para comparação):
Eles utilizam as seguintes legendas:
S - Sim
N - Não
ED - Em desenvolvimento
NT - Não trabalhado no bimestre
.
Linguagem Oral (organização de idéias e pensamentos)
- Repete palavras e sons emitidos anteriormente: ED/N
- Relata fatos já acontecidos: N/N
- Pronuncia corretamente as palavras: N/N
- Reconhece e nomeia pessoas de seu convívio: N/N
.
Linguagem Escrita (coordenação motora)
- Utiliza giz de cera, cola colorida e tinta como meio de comunicação escrita: S/S
.
Matemática (Noções de cor, tamanho, formas geométricas e números)
- Identifica objetos quanto à cor: NT/N
- Associa objetos de acordo com a cor: NT/N
- Identifica objetos quanto ao tamanho: NT/NT
- Associa objetos de acordo com o tamanho: NT/NT
- Identifica objetos quanto à forma: NT/NT
- Associa objetos de acordo com a forma: NT/NT
- Interessa-se por atividades com números: NT/NT
.
Natureza e Sociedade (Corpo humano/Datas comemorativas)
- Desenvolve movimentos corporais: S/S
- Reconhece as partes do corpo: N/N
- Nomeia as partes do corpo: N/N
- Participa, ativamente, das datas comemorativas: S/S
.
Artes Visuais (coordenação motora e criatividade)
- Amassa e rasga papéis: ED/ED
- Interessa-se por atividades com giz de cera, cola colorida e tinta: S/S
.
Educação Física (desenvolvimento psicomotor)
- Corre: NT/ED
- Controla seu movimento corporal seguindo trilhas simples: NT/ED
- Segura objetos de uso diário: ED/S
.
Iniciação Musical (sons e ritmos)
- Localiza a direção dos sons: ED/ED
- Executa movimentos próprios de acordo com o ritmos da música: ED/ED
.
Atitudes gerais:
- Entra na escola com tranquilidade: S/S
- Relaciona-se bem com a professora: S/S
- Aceita os limites da rotina escolar: ED/ED
- Participa das atividades livres: ED/ED
- Participa das atividades dirigidas: ED/ED
- Aceita, com facilidade, as situações novas: ED/ED
- Apresenta reações de medo: N/N
- Relaciona-se bem com os amigos: ED/S
- Divide seu material ou objetos pessoais: ED/ED
- Apresenta reações de choro diante de determinadas situações: S/ED
- Atende às solicitações das professoras: N/ED
- Encontra, sozinho, soluções para dificuldades na rotina escolar: N/N
Segue a avaliação bimestral do 3º bimestre (deixei a do 2º bimestre para comparação):
Eles utilizam as seguintes legendas:
S - Sim
N - Não
ED - Em desenvolvimento
NT - Não trabalhado no bimestre
.
Linguagem Oral (organização de idéias e pensamentos)
- Repete palavras e sons emitidos anteriormente: ED/N
- Relata fatos já acontecidos: N/N
- Pronuncia corretamente as palavras: N/N
- Reconhece e nomeia pessoas de seu convívio: N/N
.
Linguagem Escrita (coordenação motora)
- Utiliza giz de cera, cola colorida e tinta como meio de comunicação escrita: S/S
.
Matemática (Noções de cor, tamanho, formas geométricas e números)
- Identifica objetos quanto à cor: NT/N
- Associa objetos de acordo com a cor: NT/N
- Identifica objetos quanto ao tamanho: NT/NT
- Associa objetos de acordo com o tamanho: NT/NT
- Identifica objetos quanto à forma: NT/NT
- Associa objetos de acordo com a forma: NT/NT
- Interessa-se por atividades com números: NT/NT
.
Natureza e Sociedade (Corpo humano/Datas comemorativas)
- Desenvolve movimentos corporais: S/S
- Reconhece as partes do corpo: N/N
- Nomeia as partes do corpo: N/N
- Participa, ativamente, das datas comemorativas: S/S
.
Artes Visuais (coordenação motora e criatividade)
- Amassa e rasga papéis: ED/ED
- Interessa-se por atividades com giz de cera, cola colorida e tinta: S/S
.
Educação Física (desenvolvimento psicomotor)
- Corre: NT/ED
- Controla seu movimento corporal seguindo trilhas simples: NT/ED
- Segura objetos de uso diário: ED/S
.
Iniciação Musical (sons e ritmos)
- Localiza a direção dos sons: ED/ED
- Executa movimentos próprios de acordo com o ritmos da música: ED/ED
.
Atitudes gerais:
- Entra na escola com tranquilidade: S/S
- Relaciona-se bem com a professora: S/S
- Aceita os limites da rotina escolar: ED/ED
- Participa das atividades livres: ED/ED
- Participa das atividades dirigidas: ED/ED
- Aceita, com facilidade, as situações novas: ED/ED
- Apresenta reações de medo: N/N
- Relaciona-se bem com os amigos: ED/S
- Divide seu material ou objetos pessoais: ED/ED
- Apresenta reações de choro diante de determinadas situações: S/ED
- Atende às solicitações das professoras: N/ED
- Encontra, sozinho, soluções para dificuldades na rotina escolar: N/N
.
Ontem ele tomou a 2ª dose da pneumococo (que deveria ter tomado com 1a e 6m e por lapso, deixei passar).
O pai o levou e disse que não deu vexame - Êta príncipe!
A pediatra aproveitou para dar uma olhada no olho (que continua meio roxinho) e confirmou não ser nada além da reação do antibiótico.
E também ontem iniciou a Semana da Criança na escola, que vai contar com festival de picolé, de pipoca, de cachorro quente e de sorvete, um festival para cada dia da semana. Também vai ter oficina de artes, teatro (com a peça "A cigarra e a formiga"), e várias outras atividades.
No domigo coloquei o DVD XSPB Circo e descobri que ele sabe cantar a música "Ta-ra-ra-bum-di-ei" - quer dizer, ele tenta! Muito engraçado...
Ah! Está danado naquela fase de se trepar em tudo quanto é lugar e de arremessar todos os itens da fruteira no chão... seja em casa, seja na casa das avós. Tá pintando o sete de todas as formas e cores! E graças à sua saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário