quinta-feira, 28 de julho de 2005
Consulta pré-natal (julho)
terça-feira, 26 de julho de 2005
MENINO ou MENINA?
De qualquer forma, de nada vai adiantar a escolha antes de descobrirmos o sexo.
Os tradutores de sonhos, sensitivos, fazedores de simpatia da família estão dizendo que é uma MENINA.
SONHOS - Eu, Adriano, Berna e Beth sonhamos TODOS com menina.
SIMPATIAS – 1) Tia Umbelina calculou a minha idade + o mês de nascimento que somou 30, que é par, que é = menina. 2) Minha mãe me botou pra sentar nas almofadas onde tinham escondidos 01 garfo e 01 colher. Sentei na colher que é = menina. 3) A colega de trabalho fez o teste da agulha que gira ou balança. A minha girou o que é = menina.
SENSIBILIDADE INFANTIL - A Bia no início me desprezou, enquanto o Bernardo e o Cauã grudaram em mim. Dizem que criança despreza a barriga do mesmo sexo. Portanto, meu bebê seria uma menina.
Além de tudo isso, tem aquelas pessoas que SENTEM que é uma menina. A minha sogra já chama minha barriga de Mariana...
Se eu acredito em tudo isso? Não sei. Só vou tirar a prova quando descobrir o sexo. Até lá vou me divertindo ouvindo as deduções alheias.
Agora, se for um MENINO, eu já falei! Eu vou rir tanto, mas tanto, mas tanto desse povo...
Segundo o Zé Luis será lançado um bolão referente ao sexo. Mereço né? Rs
E a sua aposta, qual é? Faça seu comentário....
segunda-feira, 25 de julho de 2005
A décima terceira semana
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 93 e 103mm. E ele vai estar pesando umas 50g.
Desenvolvimento do embrião: Sua pele ainda é muito fina. Suas veias podem ser vistas através da pele. Uma fina camada de pêlos, chamada de lanugo, cobre o corpo do bebê. Geralmente desaparece ou diminui consideravelmente antes do nascimento.Nesse período, em um ultrasom você poderá ter a sorte de vê-lo chupando o dedinho (polegar). Os olhos continuam a se mover para o centro da face mas ainda estão bem longe um do outro. Suas sombrancelhas estão começando a aparecer. E os cabelos no topo da cabeça também. Os cabelos do bebê provavelmente vão se modificar tanto em textura como em cor após o nascimento. As orelhas estão crescendo e desenvolvendo seus detalhes. Os ossos do seu bebê estão agora retendo bastante cálcio.
Mudanças em seu corpo: Agora é fácil de dizer que você está grávida mesmo para uma pessoa que está te vendo pela primeira vez, agora é difícil de esconder.
terça-feira, 19 de julho de 2005
Ultra-sonografia
A décima segunda semana
Idade do feto: Semana 12
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 80 e 93mm. E ele vai estar pesando quase 25g.
Desenvolvimento do embrião: Suas orelhas estão agora na posição correta, nos lados da cabeça. O pescoço continua a tomar uma forma mais alongada.Se você vai ter uma menina pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará carregando cerca de 200.000 óvulos.
Mudanças em seu corpo: Não é raro encontrar mulheres que nessa época ainda não mudaram o estilo de suas roupas e continuam a usar suas calças sem fechar o último botão, ou não subindo o zíper até o topo. Pare com isso, aceite o fato de que você está grávida e está na hora de mudar de calças. Use tecidos elásticos, que não apertem sua barriga quando você se senta ou precisa abaixar-se.Embora ainda levará meses até o nascimento do bebê, os seios já estão se preparando para a amamentação e estão começando a produzir o colostro, líquido que alimentará o seu bebê nos primeiros dias até que o leite materno comece a ser produzido.
Arraiá du Carvalho e Agregados
segunda-feira, 18 de julho de 2005
Conversando com o bebê
Oi bebê!
Tenho um mundo de coisas para te contar, te apresentar....
Você já está dentro de mim há 12 semanas (exatos três meses), e embora ainda não perceba seus movimentos, eu percebo a sua presença.
Você era muito esperado e a notícia de que você estava a caminho nos trouxe muita felicidade.
Talvez você não entenda ainda, mas antes de você, esse lugarzinho que você está morando (meu útero) foi ocupado por outro hóspede, seu irmão. Ele morou por aí um pouquinho mais que você, e também foi muito amado. Infelizmente, não era a hora dele vir ao mundo e voltou para o céu, deixando todos nós muito tristes (um dia, quando você já for crescido, vou poder te contar tudo o que aconteceu). Bem, por causa disso, eu tive que esperar mais seis meses para poder "liberar" essa casinha para outro anjinho. Você demorou um pouquinho para vir, cerca de 18 meses, o que até fez a mamãe pensar que não mais seria abençoada. Algumas vezes cheguei a desconfiar de sua vinda, mas infelizmente as desconfianças não se concretizavam. Cheguei a fazer o exame uma vez, o Beta HCG (que confirma a presença de bebezinhos na barriga das mamães), mas foi decepcionante ver que era um alarme falso. Fui na Dra. Laura, que é a médica da mamãe, e após alguns exames ela disse que tudo estava certinho, que sua chegada poderia ser a qualquer momento. Então a mamãe resolveu esfriar a cabeça e relaxar. O único inconveniente era ter que além de acalmar a ansiedade da mamãe, ter que acalmar a ansiedade das outras pessoas. Porque você não era desejado só pela mamãe e pelo papai, eram muitas pessoas torcendo pela sua vinda. Desta vez, quando desconfiei de sua presença resolvi aguardar algum sinal, algum sintoma, e mais uma vez resolvi não contar pro papai e só fazê-lo quando tivesse certeza. Fiquei uns vinte dias guardando aquela desconfiança como um tesouro, e como você é um bebê muito comportado e não mandou qualquer sinal (enjôo, sono, tonturas) eu tinha medo de fazer o exame e descobrir mais uma vez que era um sonho, onde eu acordaria com o resultado negativo. Eu já conversava com você mesmo sem ter certeza de sua presença, e pedia que se você estivesse ali, que me desse qualquer sinal. E não é que você obedeceu a mamãe? Na manhã de 30 de maio você fez a mamãe ter vertigens ao acordar, muitas vertigens... e então eu não tive mais como adiar a ida ao laboratório. E felizmente não precisei acordar. Você era o meu sonho, mas meu sonho real. Você já ocupava a casinha que estava a sua espera. E foi lindo contar para o papai. A emoção dele foi enorme.
Já havíamos decidido que quando você estivesse a caminho guardaríamos segredo e não contaríamos para ninguém até que os primeiros meses se passassem, tínhamos medo só de pensar que você também pudesse voltar para o céu... já tínhamos falado sobre isso meses atrás... mas aí, quando compartilhamos da notícia de sua chegada, a vontade de contar para o mundo inteiro era tão grande, que foi realmente impossível guardar tamanha alegria. Corremos para contar pra vovó Olympia, vovô Beraldo, para os titios Beth/Roger, Berna/Helio e para o priminho Bernardo (que já perguntou se vai poder tomar conta de você). Tio Paulo e Tia Belina também ficaram muito felizes e correram pra casa da vovó assim que souberam da grande novidade. Também fizemos questão de contar pro Zé Luis e Evinha, que são primos muito queridos. Todas essas pessoas citadas são seus parentes por parte do papai, depois a mamãe vai falar mais sobre eles. Os parentes por parte da mamãe só souberam no dia seguinte: a vovó Maria, os titios Sergio/Suellen, Vinícius e os priminhos Bia e Cauã (esse ainda é muito pequeno, não entende muito bem a sua chegada), também falarei sobre eles pra você. A mamãe e o papai têm muitos amigos, que com certeza você vai chamar de titios também.
Você já é muito querido por todas essas pessoas que eu falei. É bom saber que muita gente está torcendo pela nossa felicidade e pela realização do nosso sonho. Quando você sair daí de dentro e conhecer esse mundão que te espera, não se assuste com a quantidade de pessoas que vão querer te conhecer e te pegar no colo. São todas essas pessoas que vêm acompanhando a nossa história e torcendo pela gente.
Te vimos pela primeira vez no dia 10/06 quando fomos fazer a primeira ultra-sonografia, que é um exame que coloca um aparelhinho na barriga da mamãe para ver essa sua casinha por dentro. Foi muito legal!! Naquele dia você media apenas 0,85 cm mas já tinha um coração que batia muito rápido. Foi muito bom escutar aquele som. Eu sei que naquela época você já estava começando a se formar mas o aparelhinho do médico, não dava para mostrar tudo que eu queria ver. Só deu para ver uma mancha branca piscando na tela. Mesmo assim eu adorei!!
Agora minha barriga já está começando a aparecer. Você já está medindo 6,28 cm (da cabeça ao bumbum), ou seja, quase oito vezes maior do que no dia da 1º ultra, há 37 dias. Como você cresce rápido!! E desta vez a emoção foi muito maior. Sua medida de Translucência Nucal é de 1,5 mm... a mamãe, enfim, pode liberar a tensão que vinha escondendo de todo mundo... Um dia vou te explicar o porquê de tamanho alívio... Por culpa da ansiedade da mamãe, você estava muito agitado. E como mexia as perninhas... Ou teremos um jogador de futebol, ou teremos uma bailarina...
Aliás, ainda não sabemos se você é um menino ou uma menina. Eu até fiz uma enquete para saber a opinão das pessoas que estão torcendo por nós. Por enquanto a maioria está achando que você é uma menina. Se estiverem certos você terá o nome de Mariana ou Maria Clara, ainda estamos em dúvida. Se for um menino será Arthur (com ou sem o H). Seu pai, de início, tinha certeza que você era a Mariana (ou Maria Clara). Agora já diz que vai ser o Arthur, e que vai tocar guitarra como ele. Eu ainda não tenho opinião formada. Vou te amar (já te amo) de qualquer jeito.
Agora vou falar um pouco da minha família.:
· Minha mãe (sua avó Maria – ou Mariquinha – ou simplesmente Quinha) é uma pessoa muito doce. Adora me paparicar e tem feito muitas coisas gostosas depois que anunciamos sua chegada. Ela também acha que você é uma menininha. Provavelmente ela vai ser uma das pessoas que mais vai te visitar e me ajudar depois que você sair daí. Sua avó é tão generosa que além dos netos verdadeiros (Bia, Cauã e agora você), ela também assumiu outros netos de coração (Igor, Victor e Gabriel). Quando todos se reúnem na vovó é aquela festa, e ela adora... embora diga que todos juntos quase a leva a loucura! Só está faltando você pra completar o time!
· Meu pai (seu avô Elizeu) não está mais entre nós. Foi morar com o Papai-do-Céu. Ele era um cara muito divertido, super brincalhão. E sempre gostou muito de crianças. Infelizmente não chegou a conhecer os netos de verdade (só os de coração), mas tenho certeza que de onde está, vem olhando por todos nós, inclusive por você.
· Meu irmão (seu tio Sergio) é mais velho que eu. Ele mora na casa da vovó com a Suellen (sua esposa) e o Cauã (seu priminho). Ele também é pai da Bia (sua priminha) que foi fruto de uma rápida relação dele com uma “amiga”, a Jane. Ah! Ele é tecladista, mas atualmente não tem exercido essa função, já que ele trabalha muito, e dificilmente tem folga, motivo que faz com que eu só o veja de vez em quando. Um fato muito importante é que graças a ele, eu pude conhecer seu papai, já que tocavam na mesma banda.
· O Vinícius embora não seja do mesmo sangue, é considerado como irmão, já que foi morar conosco quando tinha apenas seis meses de idade. Tenho certeza que será seu maior aliado. É o protetor das crianças da família. Assim como toma conta direitinho, também deseduca... por isso tenho certeza que você vai ser apaixonado por ele, como todos os seus primos são. Ele é filho da Vera e irmão dos seus primos de coração (lembra? Igor, Victor e Gabriel). Ah! É um grande desenhista!
Além deles, tem os outros braços da árvore genealógica da mamãe (vou citar os menos distantes):
- Tia Zefa (sua tia-avó) é irmã da vovó Maria. Ela tem três filhos: Célia, que é mãe da Maria Eduarda. Sônia, que é casada com o Sergio e mãe da Isabella. E Antônio, que é casado com a Virgínia e pai da Maria Fernanda.
- Tio Antônio (seu tio-avô) é irmão de seu vovô Elizeu. Ele anda meio sumido mas é o muito querido pela mamãe.
Agora vou falar um pouco da família do seu pai:
· A mãe dele (sua avó Olympia) é um anjinho. Posso dizer com segurança que é minha segunda mãe. Ela é católica praticante, e participa ativamente das atividades da igreja. Ela é bem pequenina, mas tem um coração enorme. E é muito prendada, adora inventar as coisas. Com certeza muitas peças de seu enxoval serão feitas por ela.
· O pai dele (seu avô Beraldo) é uma pessoa bastante espiritualizada. Apesar da aparência séria, se derrete quando o assunto é família. Ele é líder de uma sociedade espírita, e lá as pessoas o respeitam muito. Ah, ele é poeta! Já lançou até um livro! E ultimamente vem se dedicado à arte de esculpir em madeira.
Seu pai tem três irmãs mais velhas que ele: Fátima, Elizabeth e Bernardete:
· Tia Fátima, na verdade, não é irmã de sangue, mas foi criada como se fosse. Ela ajudou a criar seu pai. Ela é mãe do Graciliano (seu primo Graci) e esposa do Rubinho.
· Tia Beth é o exemplo perfeito de tia. Ela é professora e tem o dom da didática. Com certeza vai nos ajudar a te educar. A tia Beth não tem filhos, o que a faz ter um carinho muito especial pelos sobrinhos. Aliás, nem precisa ser sobrinho, todas as crianças da família têm um carinho especial por ela. Por esse motivo, o Papai Noel a encarrega de presentear todos no Natal. Nossa, e como tem presente para a criançada (até o filho da namorada do amigo do noivo ganha presente, rs). Ela é noiva do Rogério (tio Roger) que também é uma pessoa muito legal. Você vai amá-los, tenho certeza.
· Tia Berna é a atleta da família, está fazendo Educação Física. Também é uma pessoa muito inteligente. Dá muitas dicas sobre saúde. Ela é uma guerreira, se divide entre estudar, trabalhar e tomar conta do Bernardo (seu priminho). Ela é casada com o Helio (tio Helinho). Ele é dono de um salão e companheiro de eletricidade de seu pai (formam uma dupla e tanto). Adora jogar sinuca e é muito engraçado, adora contar piadas. Seu primo Bernardo vai ser seu maior companheiro de bagunça. Ele deixa sua vó Olympia e sua tia Beth (ou Deidei) de cabelos em pé. Quando soube que eu tinha uma sementinha na barriga quis saber como ela entrou aqui dentro (tarefa para tia Beth responder!). Agora pergunta se vai poder tomar conta de você quando nascer...
Também tem os outros braços da árvore genealógica do papai, que são muitos, principalmente do lado da Vovó Conceição: Tios-avós Hilda, Bina, Maria, Edith, Mir, Ieda, Umbelina, Josué e Walter (casado com tia Alzira). Você tem muitos primos em segundo/terceiro graus, então vou citar os mais presentes:
Por parte da tia Ieda que é casada com o tio inácio: Ilias (casado com a Simone e pai do Matheus), Ivelise (casada com Marcelo e mãe do Felipe e da Carol) e Idenise (casada com Lin e mãe do Vitor).
Por parte da tia Umbelina que é casada com o tio Paulo: Graziela e Graziani. Tio Paulo e tia Umbelina são os padrinhos de batismo de seu pai, o que faz com que tenham um carinho imenso por seu pai, pela mamãe e agora por você.
Por parte do tio Josué: José Luis (noivo da Eva e pai do Mateus) e Luis Cláudio (casado com a Raquel, pai de Felipe e Juan), frutos do primeiro casamento (com a tia Wilma). E Robson, que é fruto do atual casamento (com a Vera).
Você ainda têm muitos primos em segundo e terceiro graus que a mamãe não vai conseguir lembrar os nomes, isso vai ser tarefa para o papai, já que ele conhece a família dele melhor do que eu.
Além dos parentes de sangue, existem muitos amigos da mamãe e do papai que com certeza você vai chamar de titios também. Um dia você vai entender o sentido da palavra amizade e vai entender porque muitas vezes um amigo se torna um membro da nossa família. Como a mamãe não teve irmãs, elegeu algumas amigas como se fossem. Você vai saber reconhecê-las. Primeiro porque você vai chamá-las de titias. Segundo porque elas já dizem que você também será delas. Não é à toa que você é chamado por esses amigos de “O Nosso Bebê”. De forma muito carinhosa eles vêm acompanhando seu crescimento, e como a mamãe e o papai, eles não vêem a hora da sua chegada.
Viu como tem muita gente torcendo por você???
Agora eu quero te pedir um favor: faça a sua parte direitinho nessa gravidez. Fique bem presinho nessa casinha, cresça direitinho, se desenvolva da maneira correta. Nós queremos que você saia daí com muita saúde!!! A parte que cabe à mamãe está sendo feita. Estou tomando os suplementos direitinho, a alimentação está totalmente controlada, e estou fazendo o enorme esforço de comer beterraba (que a mamãe detesta), inhame, brócolis todos os dias para garantir que a minha anemia não prejudique você. Tudo o que for preciso para garantir nossa saúde será feito. E não se preocupe, tem muita gente de olho em mim...
Um beijo da sua mãe que te ama,
quarta-feira, 13 de julho de 2005
O blog está no ar...
Atrás dessa cara de intelectual, já tem uma alma materna... Não tô com cara de mãe? E olha como meu bebê já está e-n-o-r-m-e!!!!
segunda-feira, 11 de julho de 2005
A décima primeira semana
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 65 e 78mm. E o seu peso vai estar em torno de 13 e 20g.
Desenvolvimento do embrião: Desde a sétima semana até agora, o feto dobrou de tamanho. Umas das mudanças marcantes agora é que a cabeça do feto diminui a velocidade de crescimento em comparação com o corpo. Suas medidas estão ficando cada vez mais proporcionais.O rosto de seu bebê está tomando formas mais humanas. Os olhos que, começaram a aparecer nos lados da cabeça agora estão se movendo mais para o centro da face. As orelhas estão também se chegando na posição certa. A genitália pode finalmente ser distinguida entre masculina ou feminina se observada em um ultrasom.
Mudanças em seu corpo: O seu útero pode ser sentido em torno de 10cm abaixo do seu umbigo. Você também deve ter ganhado mais alguns quilos. Se você teve muitos problemas com enjôos até então, o seu aumento de peso não deve ter sido muito mas assim que esse problema melhorar, você começará a se alimentar melhor e ganhará peso juntamente com o feto.Você pode estar sentindo falta de suas curvas e, roupas mais largas podem ser já mais confortáveis desde agora.
A décima semana
DIA: 04/07/2005
Idade do feto: Semana 10
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar por volta de 61mm. E o seu peso vai estar em torno de 8 e 14g.
Desenvolvimento do embrião: Poucas são as novidades para essa semana. As estruturas que foram formadas nas semanas anteriores, estão crescendo e tomando forma. À partir dessa semana, ou por volta desse período, será possível ouvir os batimentos cardíacos. O instrumento usado é chamado de doppler. Ele magnifica o som permitindo que o mesmo possa ser ouvido fora do seu corpo. (Não é um estetoscópio).O esqueleto do feto tem agora centros de formação de ossos, ele está se preparando para transformar a estrutura cartilaginosa em ossos.Os dedos das mãos e pés estão agora separados e as unhas ainda estão crescendo.A genitália está se desenvolvendo e logo será possível distinguir em um ultrasom o sexo do bebê.O seu sistema digestivo é capaz de absorver glucose. À base do cérebro do feto, a glândula pituitária está começando a produzir hormônios. Os hormônios são substâncias químicas produzidas em uma parte do corpo mas sua ação se dá em uma outra parte do corpo.O sistema nervoso também está mais desenvolvido. O seu bebê se move, e muito, dentro do útero mas, infelizmente, ainda não é possível sentí-lo. A quantidade de líquido aminiótico está aumentando e o seu volume total é agora de 50ml aproximadamente.
Mudanças em seu corpo: O seu útero está crescendo e, daqui para frente a sua gravidez estará cada vez mais óbvia. O útero tem uma habilidade incrível de crescer durante a gravidez. Ele aumenta sua capacidade entre 500 e 1000 vezes durante a gravidez e retorna ao seu tamanho usual poucas semanas após a saída do(s) bebê(s). Sua elasticidade é incomparável. Quando o bebê nasce, o útero tem um peso aproximado de 1100g quando o seu peso habitual, antes da gravidez era de 70g.Nesse período de gestação, você provavelmente poderá notar que está se sentindo melhor fisicamente, um pouco mais disposta, às vezes a dor dos mamilos chega até a sumir ou diminui consideravelmente. Enjôos e náuseas podem fazer parte do passado. Isso não ocorre com todas as mulheres mas, é bem comum que os sintomas da gravidez agora comecem a parar de incomodar. Se essa é a sua primeira gravidez, você ainda deve estar usando as suas roupas habituais mas, se você já passou pela primeira experiência, você notará que sua barriga começará a aparecer mais cedo do que em sua primeira gravidez e, talvez você se sinta mais confortável em roupas mais soltas.
Informações retiradas do site e-family.
Consulta pré-natal (junho/05)
A nona semana
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 44 e 60mm. E o seu peso vai estar em torno de 8g.
Desenvolvimento do embrião: O crescimento do feto é acelerado, nas próximas 3 semanas suas proporções vão dobrar. Nesse período, se você observar o seu bebê (em um ultrasom) você poderá notar que a sua cabeça é do tamanho de quase a metade de seu corpo. A cabeça começará a tomar distância do peito, o queixo começa a aparecer e o pescoço a se desenvolver e tomar forma. As unhas começam a aparecer.As genitálias estão começando a se distinguir. Nas próximas 3 semanas esse processo estará terminado e, a genitália feminina será bem diferente da masculina, com sorte, essa visão estará disponível para a mamãe e médico no próximo ultrasom.
Mudanças em seu corpo: Você está quase no final do primeiro trimestre, o seu útero veio crescendo juntamente com o feto dentro de você. Ele pode ser sentido um pouco acima do seu osso púbico (estando em pé, você pode sentir a rigidez nessa região).Ainda não é possível sentir os movimentos do bebê. Se você achar ter sentido o bebê se mover, ou você está com muitos gases ou o seu bebê pode estar em uma semana mais avançada de gestação.Não ocorre com todas as mulheres mas, algumas podem notar mudanças em suas unhas e/ou cabelos. Pode ser que seus cabelos engrossem ou cresçam com maior rapidez, o mesmo pode ocorrer com suas unhas. Alguns médicos acreditam que isso ocorra devido à maior circulação em seu corpo. Outros dizem que é devido às mudanças hormonais. Em um caso ou em outro, essas mudanças são temporárias e não há nada que se possa fazer para evitá-las.
sexta-feira, 8 de julho de 2005
A oitava semana
Resultado dos exames de sangue/urina. A única coisa decifrável é que estou com anemia! O que não chega a ser surpresa.
Idade do feto: Semana 8
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm. À partir dessa semana podemos medir quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o seu peso nessa semana vai estar em torno de 5g.
Desenvolvimento do embrião: O final da décima semana marca também o final do período embrionário e começa o período fetal. Durante o período embrionário, o embrião era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das malformações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajante saber que essa fase crítica já passou. Poucas são as malformações congênitas ocorridas no período fetal. Mas lembre-se, drogas e outras exposições como, remédios e radiação (Raio-X) podem danificar células do feto a qualquer momento da gravidez.
Mudanças em seu corpo: Nesse período você pode começar a se sentir mais gorda e pouco atrativa. Não é bem assim, você está aos poucos transformando-se em uma mulher grávida e sim, o seu corpo está tomando formas mais arredondadas. A gravidez é encarada por cada mulher de forma diferente, para umas é um momento de felicidade imensa, uma benção divina já, para outras, é uma situação que elas terão que aprender a lidar, um desafio. As mudanças no corpo podem fazer a mulher entrar em estado depressivo mas, esses sentimentos vão mudar quando ela começar a pensar no feto que está carregando como um ser humano, uma pessoa. Para algumas mulheres, esse momento acontece imediatamente ao saber do resultado positivo de sua gravidez. Para outras, acontece quando elas conseguem ouvir os batimentos cardíacos, por volta da décima-segunda semana de gestação. E, ainda tem algumas mulheres que precisam de mais evidências para começar a se sentir grávidas. Isso vem quando elas sentem os primeiros movimentos do bebê dentro do útero, entre a décima-sexta e a vigésima semana de gestação. Entre as mudanças que podem ocorrer nessa época, está o seu lado emocional. Você pode estar sensível, chorar ou se irritar com facilidade fazem parte de toda gravidez. Tente sempre lembrar, naquelas horas em que você se vê alterada, que isso faz parte dos sintomas da gravidez e que você não está tendo nada de anormal. Procure, no entanto, ser paciente consigo mesma e com as pessoas à sua volta que podem não entender o motivo de suas mudanças emocionais repentinas.
A sétima semana
Idade do feto: Semana 7
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 22 e 30mm. Tamanho aproximado de uma azeitona verde média.
Desenvolvimento do embrião: Se você pudesse olhar dentro de seu útero agora, você poderia ver que seu corpinho está com uma aparência mais humana e que seus órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. Pálpebras estão quase cobrindo os olhos. Até então eles ficaram descobertos. Suas orelhas estão evidentes e bem formadas. Suas mãos ficam dobradinhas e se encontram mais ou menos na altura do coração. Sua cabeça está mais ereta e o pescoço está mais desenvolvido. O seu bebê se mexe bastante, isso pode ser notado em um exame de ultrasonografia. Ainda não é possível saber o sexo do bebê pois os órgão genitais masculinos e femininos ainda são muito similares. Ainda vai levar mais algumas semanas até que se possa distinguir com exatidão.
Mudanças em seu corpo: Você já pode ter notado que vestir o seu jeans já não está tão fácil assim. E seus seios devem estar precisando de um sutiã com um pouco mais de espaço também. Comece a planejar o seu novo visual. Roupas mais largas e confortáveis podem ser melhores para você de agora em diante. Fique de olho no seu ganho de peso, um quilo por mês é uma margem boa para se manter.
A sexta semana
Idade do feto: Semana 6
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve ser de 14 - 20mm. Deve estar agora do tamanho de uma uvinha.
Desenvolvimento do embrião: Entre a oitava e vigésima semana, o seu bebê estará crescendo inacreditavelmente rápido e as partes de seu corpo são formadas já nas primeiras semanas de vida (como o coração e o cérebro) e, no futuro apenas se especializarão e ficarão mais complexas. As placas dentárias estão se formando agora. A pele do feto é tão fininha como um papel e suas veias são claramente visíveis. A pontinha de seu nariz está agora visível e as orelhas continuam se desenvolvendo bem como o ouvido. O tronco do corpo do feto está ficando um pouco mais alongado e reto. Seus cotovelos estão presentes e seus braços e pernas estão se alongando também. Dedos ainda não são visíveis, mas sua formação já está sendo encaminhada.
Mudanças em seu corpo: O útero está crescendo, mas ainda não é notável pelo lado de fora, especialmente se esta for a sua primeira gravidez. Muitas mulheres nessa época já reclamam de dores. Manter comida no estômago é um desafio para outras. Enfim, esses sintomas vão e vem, uma semana pode ser ótima e na outra não. E assim por diante vai seguindo os seus sintomas de gravidez. Conforme o útero vai crescendo, é possível que você sinta um pouco de dor na parte inferior do abdômen ou nos lados. Algumas mulheres sentem o útero se contrair nesse período. O útero se contrai durante todo o decorrer da gravidez. Se você não sente nada, não se preocupe. Para umas mulheres é mais óbvio que para outras. Mas, se você notar algum tipo de sangramento vaginal, comunique o seu médico imediatamente.
A 1ª consulta pré-natal e os exames iniciais
Fiz a ultra com a Dra. Mônica. Gostei muito dela! O Dri também. Meu bebê é lindo!
DIA: 07/06/2005
Fiz os exames de sangue. Nossa! Tiraram três tubos completos do meu sangue.
DIA: 31/05/2005
Fui na Dra. Laura. Na verdade estou na 5ª semana fetal (7ª semana gestacional). Passou vários exames de sangue: hemograma completo, tipo sanguíneo, sorologia para sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatite B, Anti HIV, exames de urina, etc. Quis perguntar sobre a possibilidade de passar por tudo outra vez, mas ela não me deixou sequer começar. Disse que estou proibida de falar sobre o assunto. Que a decisão do passado foi a melhor a ser tomada dentro de minhas possibilidades. Que não devo, nunca, me questionar se o que fiz foi errado ou não. Então, prometi a mim mesma, que não vou pensar a respeito. Que não vou ficar com medo de acontecer outra vez. Que não vai fazer bem nem a mim, nem ao bebê.
A confirmação
Hora de contar pra todo mundo. Logo pela manhã enviei o seguinte e-mail:
“ Bom dia para todos!
Hoje o dia está lindo, mais lindo que ontem, já que passei o dia entre vertigens e uma dor estranha no corpo.
No domingo a Rosana teve algo semelhante, e achei até que tivesse pego dela. Dissemos para ela que aquele era o sinal de gravidez da Isabella e ela disse: "antes fosse!". Mas não era...
Bem, no meu caso, foi...
Posso até estar gripada, mas há um responsável pelas vertigens que não é a gripe!
Vejam abaixo!
Beijo grandão pra todos e muito obrigada pela torcida!”
Sérgio FrancoMedicina Diagnóstica
Visita 30 de Maio de 2005, 06:37:01
Posto Endereço Rua Coronel Francisco Soares, 78 - Centro - Nova Iguacu - RJ
Laudo
HCG - HORMONIO CORIONICO GONADOTROFICO: 11980 mUI/mL
Metodo: Ensaio Imunoenzimatico por Quimioluminescencia
Valores de Referencia: mUI/mL
Inferior a 5 - Negativo
50 a 500 - Compativel com 1 a 2 semanas
100 a 5000 - Compativel com 2 a 3 semanas
500 a 10000 - Compativel com 3 a 4 semanas
1000 a 50000 - Compativel com 4 a 5 semanas
10000 a 100000 - Compativel com 5 a 6 semanas
15000 a 200000 - Compativel com 6 a 8 semanas
10000 a 100000 - Compativel com 8 a 12 semanas
OS VALORES ENTRE 5 E 49 mUI/mL SAO CONSIDERADOS INDETERMINADOS E ACONSELHA-SE QUE O TESTE SEJA REPETIDO APOS 5 DIAS.
Diretora: Marcia Marinho - CRM 52 337068
Responsável técnica: Trude Dimetz - CRF RJ 0744
Diagnostic Information System (4.6p11)
Terça-feira, 31 de Maio de 2005, 08:06
Não preciso nem dizer que imediatamente choveram telefonemas. Sheila (nossa Dóri) questionava “Barbie, é isso mesmo? É resultado de gravidez? Vc tem que explicar direito...” e ao mesmo tempo me enchia o saco de uma forma linda “... você vai ter que tomar conta dele, vc vai ter que comer, vc vai ter que isso, vc vai ter que aquilo...”. Jacque já me ligou chorando. Até descobrir que era pelo meu e-mail levaram-se alguns segundos. Era a extensão da minha felicidade. Maravilhoso saber que ele não é só o meu bebê. É o bebê de todos (segundo a Sheila é dela, rs). E já é muito amado.
Contei para minha mãe. Bom saber que vou ter muito mimo. Não precisarei ter desejo para pedir o que quiser de gostoso que ela vai fazer. Amo minha mãe. Quero que meu filho tenha o mesmo amor por mim.
Os dias que antecederam a descoberta
Almoço de comemoração do aniversário da Jacque. Queria ter certeza da gravidez pra contar a novidade para as meninas. A Rosana perguntou. Foi a única que soube de minha investida no período fértil (nos dias 25, 26 e 27 segui direitinho as recomendações do Dr. Felipe: após o ato não tomar banho, colocar absorvente e dormir). Ainda assim preferi dizer a ela que não tinha novidades. Amanhã marcarei Dra. Laura. Acho que já passou tempo suficiente para que algo tenha acontecido. Se não for gravidez, algo está errado. São 18 dias de atraso.