,

segunda-feira, 11 de julho de 2005

A décima semana


DIA: 04/07/2005
Idade do feto: Semana 10
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar por volta de 61mm. E o seu peso vai estar em torno de 8 e 14g.
Desenvolvimento do embrião: Poucas são as novidades para essa semana. As estruturas que foram formadas nas semanas anteriores, estão crescendo e tomando forma. À partir dessa semana, ou por volta desse período, será possível ouvir os batimentos cardíacos. O instrumento usado é chamado de doppler. Ele magnifica o som permitindo que o mesmo possa ser ouvido fora do seu corpo. (Não é um estetoscópio).O esqueleto do feto tem agora centros de formação de ossos, ele está se preparando para transformar a estrutura cartilaginosa em ossos.Os dedos das mãos e pés estão agora separados e as unhas ainda estão crescendo.A genitália está se desenvolvendo e logo será possível distinguir em um ultrasom o sexo do bebê.O seu sistema digestivo é capaz de absorver glucose. À base do cérebro do feto, a glândula pituitária está começando a produzir hormônios. Os hormônios são substâncias químicas produzidas em uma parte do corpo mas sua ação se dá em uma outra parte do corpo.O sistema nervoso também está mais desenvolvido. O seu bebê se move, e muito, dentro do útero mas, infelizmente, ainda não é possível sentí-lo. A quantidade de líquido aminiótico está aumentando e o seu volume total é agora de 50ml aproximadamente.
Mudanças em seu corpo: O seu útero está crescendo e, daqui para frente a sua gravidez estará cada vez mais óbvia. O útero tem uma habilidade incrível de crescer durante a gravidez. Ele aumenta sua capacidade entre 500 e 1000 vezes durante a gravidez e retorna ao seu tamanho usual poucas semanas após a saída do(s) bebê(s). Sua elasticidade é incomparável. Quando o bebê nasce, o útero tem um peso aproximado de 1100g quando o seu peso habitual, antes da gravidez era de 70g.Nesse período de gestação, você provavelmente poderá notar que está se sentindo melhor fisicamente, um pouco mais disposta, às vezes a dor dos mamilos chega até a sumir ou diminui consideravelmente. Enjôos e náuseas podem fazer parte do passado. Isso não ocorre com todas as mulheres mas, é bem comum que os sintomas da gravidez agora comecem a parar de incomodar. Se essa é a sua primeira gravidez, você ainda deve estar usando as suas roupas habituais mas, se você já passou pela primeira experiência, você notará que sua barriga começará a aparecer mais cedo do que em sua primeira gravidez e, talvez você se sinta mais confortável em roupas mais soltas.

Informações retiradas do site e-family.

Nenhum comentário: